segunda-feira, 2 de setembro de 2024

TIC: Telebras recebe aprovação da Anatel para fornecer internet via satélite para escolas isoladas



A Telebras poderá fornecer internet via satélite para escolas que enfrentam desafios logísticos e geográficos 

Isso será possível após aprovação do Conselho Diretor da Anatel em uma decisão que representa alteração nas fases 2 e 3 do Projeto Aprender Conectado. Os novos termos se relacionam com a adoção de parâmetros técnicos do Programa de Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC).

Esses itens dizem respeito às velocidades de conexão, situadas entre 20 e 60 Mbps. De modo geral, uma análise preliminar do uso da solução da empresa será feita em até quatro meses. A partir disso, será possível dar andamento à contratação dela para a quarta fase do Aprender Conectado, presente em 20 mil escolas públicas, distribuídas pelos seguintes estados:

  • Acre
  • Amapá
  • Amazonas
  • Bahia
  • Maranhão
  • Pará
  • Roraima

Alexandre Freire é conselheiro e relator do processo de aprovação. Nesse sentido, ele adicionou que outras diretrizes definidas pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC) devem ser cumpridas. Ainda segundo ele:

 A decisão busca observar as boas práticas regulatórias, garantindo que as decisões da Anatel sejam sempre respaldadas em evidências.

Com isso, o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE) ficará a cargo de fazer o relatório com os dados necessários. O Conselheiro Vicente Aquino, que também falou sobre o assunto:

É um passo crucial para garantir que todas as escolas públicas, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso à conectividade. [...] Assegura que estamos no caminho certo para proporcionar uma educação mais inclusiva e conectada.

Fonte: TudoCelular (30/08/2024) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".