quarta-feira, 25 de setembro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre a OpenAI Academy, Preocupação com a IA generativa e novo projetor da Panasonic

A criadora do ChatGPT lançou ontem um projeto para investir em desenvolvedores e organizações, em países de baixa e média renda, que utilizam inteligência artificial para resolver problemas e impulsionar o crescimento econômico de suas comunidades. A ideia do OpenAI Academy é criar uma rede global de desenvolvedores e oferecer treinamento e orientação, com US$ 1 milhão em créditos de API, para acesso a modelos da empresa. Haverá também concursos e incubadoras para apoiar organizações que enfrentam desafios em áreas como saúde, agricultura, educação e finanças. Não há detalhes sobre quantos projetos serão escolhidos, tampouco quando isso deve ocorrer. Créditos de API são um tipo de moeda, uma forma de pagar pelo uso da tecnologia de uma plataforma. (Meio)

A popularização da IA generativa, como o ChatGPT, gerou uma onda de otimismo sobre a tecnologia, mas nem todos compartilham desse entusiasmo. O chefe de pesquisa de ações do Goldman Sachs, Jim Covello, tornou-se o principal cético em Wall Street. Em um artigo de pesquisa, ele questionou, há alguns meses, se as empresas veriam um retorno suficiente sobre os gastos estimados em US$ 1 trilhão com essa tecnologia nos próximos anos. Covello prevê que o boom da IA perderá força quando as companhias que estão adotando a ferramenta cortarem gastos após seus lucros caírem. “Construir coisas em excesso para as quais o mundo não tem utilidade ou para as quais não está preparado geralmente termina mal”, disse. (New York Times)

A Panasonic criou um projetor de tela que combina água pressurizada e ar comprimido para pulverizar uma névoa tão fina que nem parece molhar com o toque, fazendo com que as imagens flutuem no ar. Segundo a companhia, o sistema de pulverização chamado Silky Fine Mist (névoa fina e sedosa, em tradução livre) foi criado para aliviar o calor e tem sido adotado por estações de trem e instalações públicas no Japão desde 2019. Recentemente, a fabricante tem levado o pulverizador e projetor a algumas exposições de tecnologia para mostrar como pode ser usado para sinalização digital. (The Verge)

Fonte: Canal do Meio (24/09/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".