quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Idosos: Clínicas de longevidade que unem luxo e medicina são aposta do setor de bem-estar

 


Novas clínicas de longevidade que conciliam atendimento personalizado com medicina de ponta representam o novo modelo de negócios de crescimento mais rápido na indústria de bem-estar - ou wellness.

“Nossa principal tendência para 2024 é a velocidade surpreendente com que a medicina está reescrevendo o mercado de bem-estar”, disse Beth McGroarty, diretora de pesquisa do Global Wellness Institute. “Um novo tipo de medicina preventiva cara com concierge tem surgido." 

Um exemplo é o recém-lançado Estate, rede de clínicas, hotéis e resorts do empresário Sam Nazarian e do coach motivacional Tony Robbins. 

Há planos para 15 hotéis e residências e 10 centros de longevidade até 2030. Unidades em St. Kitts, no Caribe, no norte da Itália, na Suíça e no interior do Reino Unido estão programadas para 2026.

Há outros exemplos: o Hotel Emory, inaugurado em Londres neste ano, dedicou quatro andares e 2.000 metros quadrados de espaço ao clube de bem-estar Surrenne, que inclui parcerias com médicos.

Conceito de ‘healthspan’ ganha força

O chamado healthspan - termo que corresponde ao tempo de vida saudável de uma pessoa - é uma parte cada vez mais vital desse mercado, no qual uma série de startups promete uma vida mais longa e melhor, por um preço determinado.

Robbins e Nazarian realizaram um evento na última quarta-feira (20) em Miami para anunciar a marca e se reunirão com investidores privados e institucionais nos próximos doze meses.

“Nossa principal tendência para 2024 é a velocidade surpreendente com que a medicina está reescrevendo o mercado de bem-estar”, disse Beth McGroarty, diretora de pesquisa do Global Wellness Institute.

“Um novo tipo de medicina preventiva cara e de concierge tem surgido rapidamente. As novas clínicas de longevidade e prevenção de bem-estar médico estão se tornando o novo gênero de negócios mais poderoso e de crescimento mais rápido.”

O Estate é lançado em um momento em que os hotéis de luxo estão adicionando cada vez mais tecnologia de biohacking às suas ofertas.

Quando o Emory foi inaugurado em Londres neste ano, ele dedicou quatro andares e 2.000 metros quadrados de espaço ao clube de bem-estar Surrenne, que inclui parcerias com médicos.

A Continuum, em Nova York, tem uma academia de 2.300 metros quadrados inaugurada em maio e oferece uma ampla gama de exames, inclusive exames de sangue, por US$ 10.000 por mês.

McGroarty disse que os resorts que adotam a abordagem médica e de bem-estar e as clínicas de longevidade novos e em expansão oferecem menus completos de testes de diagnóstico avançados (biomarcadores, genética, hormônios, exames de ressonância magnética de corpo inteiro) para buscar identificar problemas de saúde antes que se tornem um problema.

Isso é basicamente o que está será oferecido nos centros urbanos da Estate. Seu centro de longevidade autônomo em Century City custará cerca de US$ 35.000 por ano para uma associação que incluirá exames como ressonância magnética de corpo inteiro, tomografia computadorizada do coração e dos pulmões, exames DEXA para analisar a densidade óssea e consultas de tele-medicina.

“Antes mesmo de ir para o hotel, você poderá fazer seu exame de sangue ou uma ressonância magnética em um centro urbano, feito por nós, para que saiba no que deve se concentrar durante sua estadia”, disse Nazarian, ao falar com exclusividade à Bloomberg News sobre a propriedade.

“Achamos que os consumidores vão exigir que as marcas tenham como base um componente não apenas de bem-estar mas de medicina preventiva, para que eles possam saber mais sobre sua saúde em um ambiente de luxo.”

Nazarian enfatizou que não está construindo hotéis médicos; são hotéis de luxo com um componente médico preventivo funcional - com nomes como o famoso chef andaluz Dani Garcia, do Bibo, para criar cardápios de comida e bebida - ele quer que os hóspedes possam se divertir e não se sintam restritos.

“Você pode tomar um coquetel incrível, mas, enquanto isso, pode fazer aquela ressonância magnética que sempre quis fazer, ou fazer tratamentos de spa com a Clinique La Prairie quando estiver aqui”, disse.

Ele mencionou marcas de hospitalidade de luxo como Aman, Auberge e One&Only como concorrentes em potencial. Nazarian se recusou a fornecer o valor de uma tarifa de quarto, mas disse que será competitivo com hotéis de primeira linha, muitos dos quais cobram mais de US$ 1.000 por noite na faixa de entrada.

‘Wellness é um estilo de vida’

“Sam está em uma fase da vida, agora com 49 anos, em que não vai mais apenas para festas. Ele sabe que o luxo de hoje é estilo de vida - é longevidade, é saúde, é vitalidade, é força”, disse Robbins.

Devido à pandemia, segundo ele, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde do que nunca e querem informações práticas sobre seus indicadores de saúde e mais informações sobre como podem ter uma vida mais longa e saudável.

Nazarian disse que presenciou essa visão pessoalmente quando foi experimentar os diagnósticos da Fountain Life em outubro de 2023, enquanto trabalhava para criar a Estate com Robbins.

Ele disse que os médicos encontraram um aneurisma. “Foi necessária uma cirurgia de quatro horas para removê-lo, mas isso salvou minha vida”, contou.

E, embora ninguém queira descobrir uma doença, Nazarian aposta que muitos pagarão pela tranquilidade de descobrir isso enquanto desfrutam de uma estadia em um hotel de luxo voltado para o bem-estar ao longo do caminho.

“Quando comecei, eu tinha 25 anos e meus clientes eram da minha idade ou um pouco mais jovens”, disse. “Agora esse consumidor tem a minha idade e cresceu conosco. Eles estão muito interessados nisso.”

Fonte: Bloomberg (22/09/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".