terça-feira, 17 de setembro de 2024

Mundo: Boomers australianos (nascidos entre 1946 e 1964) se aposentam com menos da metade do dinheiro necessário

 


Cerca de dois terços dos baby boomers australianos que estão deixando a força de trabalho não têm economias de pensão suficientes para se aposentar 
confortavelmente, de acordo com pesquisa do principal órgão do setor.

Pouco mais de 30 por cento dos australianos conseguem ter um estilo de vida confortável na aposentadoria, disse a Association of Superannuation Funds of Australia (ASFA). O saldo médio da conta de pensão para homens de 60 a 64 anos era de A$ 205.385 (S$ 178.850) em junho de 2022 e A$ 153.685 para mulheres da mesma idade, bem longe do padrão de aposentadoria confortável aceito pela indústria de A$ 690.000 para casais e A$ 595.000 para solteiros.

À medida que o fundo de pensão do país se aproxima de A$ 4 trilhões, estima-se que 2,5 milhões de australianos devem se aposentar na próxima década. A indústria de pensão – conhecida localmente como superannuation – foi tornada obrigatória para todos os trabalhadores em 1992, com contribuições iguais a 3 por cento dos salários. O valor que os empregadores contribuem cresceu para 11,5 por cento e aumentará para 12 por cento no ano que vem.

Ainda assim, à medida que o sistema previdenciário amadurece e os saldos aumentam, a parcela de pessoas que se aposentam com dinheiro suficiente para financiar um estilo de vida confortável aumentará para 50% ou mais até 2050, disse a presidente-executiva da ASFA, Mary Delahunty, em uma entrevista.

“As pessoas que estão se aposentando agora não tiveram um benefício total para sua vida profissional”, disse a Sra. Delahunty. “Então, elas ainda precisarão de um bom nível de ajuda do governo, ou ajuda do resto de nós, para poderem se aposentar com dignidade.”

A ansiedade em torno da poupança para aposentadoria persiste mesmo com a Austrália regularmente classificada entre os principais sistemas de pensão do mundo. Cerca de 40 por cento dos australianos dizem que nunca terão dinheiro suficiente para se aposentar, apesar do país ostentar um dos sistemas de pensão mais invejados do mundo, de acordo com uma pesquisa da Natixis Investment Managers divulgada na semana passada.

“Muitas pessoas estão preocupadas com o conforto e a capacidade dos aposentados no momento por causa do aumento do custo de vida”, disse a Sra. Delahunty.

Os saldos caíram ligeiramente nos 12 meses até junho de 2022 em comparação ao ano anterior devido aos baixos retornos de investimento, mas desde então tiveram uma média de retorno anual de mais de 9%, disse a Sra. Delahunty.

O sistema de pensões da Austrália está fazendo sua parte para aliviar o estresse no erário público. Um relatório do governo de 2023 descobriu que, apesar do envelhecimento da população, os gastos com pensões devem cair de 2,3% para 2% do produto interno bruto em 40 anos, à medida que a aposentadoria financia cada vez mais as aposentadorias.

Ainda assim, uma disparidade salarial de gênero alimentou a disparidade no pote de pensão de cada coorte etária, disse a Sra. Delahunty. O saldo médio para homens é de A$ 182.667, comparado a A$ 146.146 para mulheres, de acordo com a ASFA.

A escassez de consultores financeiros também representa um desafio. O governo anunciou uma série de reformas propostas para o setor.

Fonte: Bloomberg e Daily Nerd (16/09/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".