terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

IA: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Nokia, Starlink, Apple, OpenAI e Meta

Nova administração da Nokia. A empresa contratou Justin Hotard, da Intel, para substituir Pekka Lundmark como CEO. Nos últimos anos, a Nokia tem enfrentado dificuldades devido ao baixo investimento das operadoras na nova geração de tecnologias 5G e ao aumento da concorrência.

Rede Starlink nos celulares. A nova parceria da T-Mobile US com os satélites de Elon Musk para envio de mensagens e uso de dados fora da rede custará aos clientes US$ 15 por mês após um período de testes gratuito. O serviço está atualmente em fase beta.

A Apple planeja para os próximos dias o lançamento da aguardada reformulação do iPhone SE, uma modernização do modelo de menor custo em uma tentativa de estimular o crescimento e atrair consumidores de outras marcas. A estreia deve marcar uma grande mudança para a versão apresentada pela primeira vez em 2016 como um modelo de nível de entrada. A versão existente — lançada em 2022 — ficou datada: é o único iPhone que ainda tem um botão home e não tem Face ID. A nova versão se parecerá mais com o iPhone 14 e também incluirá o Apple Intelligence, o software de IA da empresa. (Bloomberg)

Em ensaio em seu blog pessoal , o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que a empresa está aberta “recalcular o orçamento”, entre outras ideias “estranhas”, para “permitir que todos na Terra usem bastante IA” e garantir que os benefícios da tecnologia sejam amplamente distribuídos. “O impacto histórico do progresso tecnológico sugere que a maioria das métricas com as quais nos importamos (resultados de saúde, prosperidade econômica, etc.) melhoram a médio e a longo prazo, mas aumentar a igualdade não parece tecnologicamente determinado e acertar isso pode exigir novas ideias”, escreveu Altman. “Em particular, parece que o equilíbrio de poder entre capital e trabalho pode facilmente ficar bagunçado, e isso pode exigir intervenção precoce.” (Meio)

Já a Meta anunciou uma parceria com a Unesco para coletar gravações de fala e transcrições que alimentarão modelos de IA voltados para tradução automática e reconhecimento de voz. O Language Technology Partner Program busca colaboradores que possam fornecer grandes volumes de dados linguísticos para expandir a cobertura da IA até mesmo em idiomas pouco representados. Um dos primeiros parceiros é o governo de Nunavut, no Canadá, que contribuirá com registros da língua inuktut, falada por povos indígenas inuit. Além disso, a Meta lançou um benchmark de código aberto na plataforma Hugging Face para avaliar modelos de tradução automática, permitindo que pesquisadores e desenvolvedores contribuam para a melhoria dos sistemas. (TechCrunch)

Fonte: Bloomberg e Canal Meio (10/02/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".