sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

TIC: Dicas definitivas para guardar, se previnir e minimizar danos em caso de roubo do seu iPhone

 


Três ações prévias ao roubo e seis passos (necessariamente nessa ordem) em caso de Roubo do iPhone (qq versão)

AÇÕES PRÉVIAS (3) PARA FAZER IMEDIATAMENTE 

Importante: Considere ter essas 3 informações anotadas em redundância, de preferência em alguns locais onde você poderá ter rápido acesso imediatamente após o evento.

1. Acesso ao iCloud 

Ter anotado o seu Login e Senha de acesso ao Icloud em mais de um lugar (em casa, com familiares). A agilidade em acessar o seu iPhone Cloud para o bloqueio do aparelho faz toda a diferença.

2. IMEI

Ter anotado o número do seu IMEI. O IMEI é um número de 15 dígitos que consta na embalagem do seu iphone e também no seu Apple Cloud, associado aos seus dispositivos. Ele será vital para que não apenas o seu número telefônico, mas também o seu aparelho seja bloqueado pela Operadora ou pelo app Celular-Seguro (instruções abaixo). Se você for como eu, certamente não irá encontrar a embalagem do seu Iphone da hora do sufoco. Para anota-lo: Ajustes-> Geral-> Sobre-> procure o nº lá embaixo, ou na sessão "SIM Disponível" ou na "ESIM", caso tenha eSIM. 

3. APP Celular Seguro

Baixar na AppStore o app Celular Seguro. Ele funciona sincronizado com o seu app gov.br e é uma maneira super-rápida de Emitir um Alerta para que o seu celular, bem como todas as contas bancárias de instituições que estejam no Convênio com Governo Federal (ex. XP, BB) sejam imediatamente bloqueados. É só baixar o app, fazer login com o seu acesso do app gov.br e cadastrar o número do seu telefone, deixando-o apto para "Emitir Alerta" em caso de roubo.

IMEDIATAMENTE APÓS O ROUBO. 6 PASSOS:

1- ACESSO AO ICLOUD. Você poderá fazê-lo pelas seguintes formas:

I. Através de OUTRO dispositivo APPLE cadastrado em sua conta Apple.

Acessar de algum outro dispositivo Apple que você possua. Neste caso, assegure-se de deixar salvo o seu login e senha apenas para ser validado pelo reconhecimento facial. Isso facilita muito, principalmente na hora do stress.

II. Através de acesso por qualquer computador ou celular de terceiros

Nesse caso, o mais rápido é digitar no Google “icloud”, onde ele já buscará o site www.icloud.com.

O Google já traz, abaixo do link, opções rápidas de acesso, tais como icloud Mail, icloud Fotos, etc. Clique direto em “Find Devices ou Buscar Dispositivos”. É muito mais rápido, e faz a diferença na hora do stress.

III. Uma vez na página “Find Devices/Buscar Dispositivo”, clicar em:

a. Iniciar Sessão

b. Inserir o email ou número do telefone (login)

c. Inserir a senha

IV. Você entrará na tela “icloud Buscar Dispositivos” onde aparecerá um mapa e a lista de todos os seus dispositivos Apple, incluído o item roubado. Clique: 

a. No ícone do seu dispositivo roubado;

b. Clique em “PERDIDO”.

PRONTO. O seu celular está bloqueado e o criminoso não conseguirá ter qualquer acesso ao conteúdo do seu dispositivo.

DICA 1: Você poderá também, se quiser, clicar no botão ”REPRODUZIR SOM” (ícone roxo, ao lado esquerdo do botão PERDIDO (Laranja). A função deste botão, normalmente é para te ajudar a localizar o seu dispositivo quando você perde em casa. Porém, em caso de roubos, ele pode servir como uma SIRENE nas mãos do criminoso, pois passará a tocar o tempo todo, desde que o dispositivo esteja ligado.

Importante: É bastante provável que, no momento em que você tentar acessar tais funções, o seu dispositivo já se encontre DESCONECTADO. Isto porque, a primeira coisa que o criminoso faz é desligar o seu telefone justamente para não ser localizado. 

Não importa. Clique no botão PERDIDO mesmo assim, que quando o celular for ligado (conectado), tal função irá BLOQUEAR IMEDIATAMENTE todo o acesso ao conteúdo do seu dispositivo. Note que, neste caso, você verá a informação PENDENTE. Isto é normal. Não se preocupe, você tomou todas as providências necessárias.

DICA 2: Abaixo dos botões “Reproduzir som” e “Perdido”, você encontrará outras duas funções: “Apagar Dispositivo” e “Remover Dispositivo”. Pode ser que você fique tentado em clicar em alguma delas na ânsia de impedir que o criminoso tenha acesso ao conteúdo do seu telefone. CUIDADO: saiba que se você clicar em “Remover Dispositivo”, você estará permitindo que o criminoso passe a ter controle sobre o seu conteúdo, já que você “perde” o controle sobre ele. Nunca clique em REMOVER DISPOSITIVO.

Já o botão “Apagar Dispositivo”, caso você clique, fará com que o conteúdo do seu Iphone, além de bloqueado, será também inteiramente APAGADO tão logo alguém o ligar novamente. Caso você tenha alguma esperança de recuperar o seu dispositivo no futuro, esta função irá gerar retrabalho, pois você terá que baixar todos os seus apps novamente quando reencontrar o seu telefone.

2- ACESSAR SUA OPERADORA CELULAR. (Vivo *8486 de um celular Vivo ou 1058 de qualquer telefone). Solicitar:

I. Bloqueio de linha: Uma vez confirmados os seus dados, a atendente já poderá proceder o bloqueio da sua linha telefônica.]

II. Bloqueio do IMEI: Se você possuir o número do seu IMEI (cf. acima), a operadora poderá bloquear, segundo o que você solicitar, também o seu DISPOSITIVO, além do número da linha. Aqui reside a importância em você ter acesso rapidamente ao número do seu IMEI, seja por tê-lo anotado em algum lugar (não recomendo depender de encontrar a embalagem do seu telefone nessas horas), seja conseguindo acessa-lo por outro dispositivo Apple no seu Icloud.

DICA: Para você acessar o número IMEI através do seu Apple Cloud (icloud) em outro dispositivo Apple, será solicitada a AUTENTICAÇÃO EM 02 FATORES, que será feita por meio de um código de 06 dígitos que é enviado, simultaneamente, a todos os outros dispositivos Apple, se você os possuir (Ipad, Mac ou um outro celular seu cadastrado no seu Icloud.) No meu caso, eu possuía um Iphone velho, guardado, e foi o que me salvou.

Eu consegui receber o código de Autenticação em 02 fatores por meio dele, e a partir daí, pude ter acesso ao IMEI do meu celular roubado.

3- EMITIR ALERTA NO APP CELULAR-SEGURO

Conforme falado acima, uma vez que o seu número se encontra previamente cadastrado no app acima, basta você clicar o botão EMITIR ALERTA e tanto o número da sua linha, quanto o seu aparelho (por meio do IMEI) são automaticamente bloqueados. Além disso, o alerta é enviado a instituições financeiras conveniadas, e caso os seus bancos estiverem nesta lista, eles IMEDIATAMENTE E DE FORMA AUTOMÁTICA bloqueiam o acesso a sua conta. 

Um exemplo é a XP. Esta ação pode funcionar como redundância ao PASSO 2 ou complementa-la, caso você não possua o número do seu IMEI quando solicitar o bloqueio via Operadora de Celular.

4- REDES SOCIAIS e WHATSAPP

Caso você tenha tido tempo de proceder ao PASSO 1 antes do criminoso mudar o seu login e senha de acesso ao iCloud, você continuará com acesso às redes sociais e ao whatsapp, este último, por meio do Whatsapp web em seu Desktop. Alterar imediatamente a senha delas, e no caso do WhatsappWeb, caso possua conteúdos sensíveis, APAGAR IMEDIATAMENTE todas as conversas por meio de seu Desktop, evitando assim que os criminosos tenham acesso futuro ao conteúdo sincronizando o conteúdo guardado eventualmente no Backup do icloud.

ATENÇÃO: A primeira providência que os criminosos costumam adotar é retirar o seu chip, e inseri-lo em outro aparelho, já que provavelmente irão desligar o seu para não serem localizados. Neste caso, enquanto você não conseguir bloquear o seu número (Passo 2, acima), eles terão acesso ao número do teu telefone e ao seu nome completo.

Com isso, é provável que irão te enviar mensagens, via whatsapp, se passando pelo Suporte da Apple dizendo que identificaram diversas tentativas de mudança de senha e que obtiveram imagens do seu aparelho roubado. Normalmente irão enviar um link malicioso para você clicar no intuito de ter acesso à localização do seu dispositivo, mas que na verdade, irá roubar-lhe senhas de acesso ao iCloud ou mesmo a senha de desbloqueio de tela do seu aparelho. É provável também que você receberá diversas ligações se passando pelo Suporte Apple ou até mesmo da Sua Operadora ou do Seu Banco, sempre com intuito de roubar-lhe senhas de acesso. 

IGNORE TODA E QUALQUER MENSAGEM OU LIGAÇÃO TELEFÔNICA NESSE SENTIDO.

5- BANCOS 

Hoje as proteções de segurança dos aplicativos de Bancos para celular são muito fortes. Assim, em tese, a menos que o criminoso te force a debloquear a sua conta com reconhecimento fácil (o que normalmente não ocorrerá num roubo, mas apenas em sequestros-relâmpagos), será muito difícil alguém ter acesso às tuas contas bancárias, de modo que esta providência está em último lugar na minha lista de prioridades. De qualquer forma, vale a pena entrar em contato com os seus bancos para bloqueio de contas e cartões de crédito, sobretudo para compras online ou por aproximação.

6- REGISTRO DA OCORRÊNCIA. 

É importante que, após os 05 passos acima, você registre a ocorrência por uma das duas formas:

I- B.O. Eletrônico na Polícia Civil – (Delegacia de Polícia) : Em SP: www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.

II- B.O. Eletrônico na Polícia Militar: Em SP: https://bopm.policiamilitar.sp.gov.br.

Em quaisquer das formas, é muito importante você informar o número do seu IMEI para que a Polícia cadastre o seu dispositivo na lista de aparelhos com RESTRIÇÕES, seja para facilitar tentativa de localização, seja para impedir posterior comercialização. Além disso, a comunicação da ocorrência pode ser uma forma de prova a seu favor caso crimes ou ilícitos civis sejam cometidos posteriormente valendo-se de seus dados pessoais.

Fonte: Internet e Aposentelecom (26/02/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".