sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

IA: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre IA no uso de segurança, analise de processos jurídicos e de lixeiras inteligentes, além da Apple e Adobe

A inteligência artificial está transformando a segurança cibernética, mas, ao mesmo tempo, aumenta a sofisticação dos ataques. “Os ataques vão ocorrer, é só uma questão de quando”, alerta Paulo Martins, diretor de Segurança da Informação da Embratel. Para ele, a IA permite que criminosos explorem vulnerabilidades de forma mais rápida e eficiente. Hackers que antes levavam meses para mapear falhas agora conseguem fazê-lo em minutos, o que exige monitoramento contínuo das empresas. Por outro lado, ele salienta que a IA pode prever e detectar ataques antes que eles aconteçam, além de otimizar respostas automatizadas e reduzir o tempo de reação a incidentes. No caso de violações, a tecnologia também auxilia na recuperação, analisando malwares rapidamente e ajudando a restaurar sistemas comprometidos. “Se sei que eu não vou conseguir proteger 100%, preciso detectar possíveis ataques para ver se a minha defesa foi ultrapassada. Essa é a importância fundamental do monitoramento.” (Próximo Nível)

O Superior Tribunal de Justiça anunciou na última terça-feira o lançamento do STJ Logos, sistema de inteligência artificial criado para agilizar a análise de processos e aumentar a eficiência dos julgamentos. A ferramenta auxiliará na elaboração de minutas e relatórios, assim como na identificação de argumentos e discordâncias em casos semelhantes. O movimento não é novidade, pois neste ano a Justiça do Trabalho adotou IA para tornar análises mais precisas, enquanto o Supremo Tribunal Federal lançou, em dezembro, um sistema próprio para resumir votos, elaborar relatórios e destacar informações relevantes em processos. (CNN Brasil)

Lixeiras com sensores que monitoram a quantidade de lixo em tempo real. Essas informações vão direto para uma base de dados e a inteligência artificial identifica e classifica os tipos de resíduos. Tudo isso acontece em Barcelona. Ainda ali, a IA consegue enviar alertas de trânsito para a população e até sugerir rotas alternativas ou ajustar os horários do transporte público. Assista nesse link ao último episódio do Meio Digital, com Pedro Doria, e saiba mais sobre cidades inteligentes. (YouTube)

A Apple anunciou o lançamento do Apple Health Study, um estudo que coletará dados de usuários de iPhones, Apple Watches e AirPods para investigar novas relações entre diferentes áreas da saúde, tanto física quanto mental. A pesquisa será conduzida em parceria com o Brigham and Women’s Hospital, afiliado à Harvard Medical School, e terá duração inicial de cinco anos. Apesar do potencial, a vice-presidente de saúde da Apple, Sumbul Desai, disse que os insights do estudo podem levar anos até se transformarem em novos recursos. (The Verge)

Já a Adobe lançou um novo serviço de assinatura para sua linha de IA generativa Firefly, permitindo que usuários tenham acesso aos modelos de geração de imagens, vetores e vídeos da empresa. O plano Standard custará US$ 9,99 por mês, oferecendo 2 mil créditos mensais, suficientes para criar até 20 vídeos de cinco segundos gerados por IA. O plano Pro, de US$ 29,99 por mês, permite a criação de 70 vídeos no mesmo período. O novo modelo de vídeo da Firefly permite transformar textos e imagens em vídeos curtos e oferece personalização de ângulos de câmera, movimento e proporção de tela. A Adobe afirma que seu modelo foi treinado com um banco de dados licenciado, sem conteúdo protegido por direitos autorais. (TechCrunch)

Fonte: Canal Meio (13/02/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".