quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

IA: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias só de IA, da xAI, OpenAI e uso de IA pela Justiça brasileira

A xAI, empresa de IA de Elon Musk, lançou seu mais recente modelo, o Grok 3. Desenvolvido com 10 vezes mais poder de computação que seu antecessor e treinado em um gigantesco data center, o Grok 3 é apresentado como uma IA focada na “busca pela verdade”, segundo Musk. A novidade inclui um modelo de raciocínio avançado e o DeepSearch, ferramenta de pesquisa similar à da OpenAI, que analisa informações da internet e do próprio X. O lançamento também gerou um aumento no preço do plano Premium+ da rede, que subiu para US$ 50 mensais nos EUA. (TechCrunch)

Já a OpenAI anunciou uma mudança nas diretrizes que regulam o comportamento do ChatGPT. O documento Model Spec flexibiliza as restrições de conteúdo sensível, permitindo a geração de material com teor erótico e violência gráfica em determinados contextos, como produções jornalísticas, históricas, científicas e criativas. (UOL)

E no Brasil o Conselho Nacional de Justiça aprovou proposta que define o uso de inteligência artificial pelos tribunais brasileiros. A ferramenta, que passa a ser regulamentada em todo o Poder Judiciário, deve seguir mecanismos de monitoramento e fiscalização e garantir o respeito à Constituição e aos direitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados. A IA poderá ser utilizada para ajudar os magistrados em funções como detectar possíveis contradições em depoimentos ou alertar o juiz de que a decisão pode contrariar precedentes jurídicos. Mas não poderá tomar as decisões pelos magistrados. (g1)

Fonte: Canal Meio (19/02/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".