Raio X do Investidor Brasileiro mostra que a maioria ainda depende do INSS e número de pessoas sem intenção de poupar cresce no país
Menos de um quarto da população brasileira está se preparando financeiramente para a aposentadoria, segundo a 8ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha. O levantamento revela que apenas 18% dos não aposentados já formam uma reserva financeira para essa fase da vida.
Apesar de quase metade (48%) acreditar que contará com alternativas ao INSS no futuro, 55% dizem ter intenção de poupar, mas ainda não começaram. Já o número de brasileiros que não pretendem guardar dinheiro para a velhice cresceu: passou de 23% em 2023 para 27% em 2024. Entre quem não investe — grupo que representa 63% da população — a taxa é ainda mais alta, chegando a 33%.
A pesquisa reforça a forte dependência da previdência pública: atualmente, 88% dos aposentados têm o INSS como principal fonte de renda. Entre os que não investem, mais da metade (54%) espera sustentar-se exclusivamente pelo sistema público.
“A população brasileira está envelhecendo, o que nos coloca diante de dois fatos preocupantes: a baixa adesão aos investimentos com foco na aposentadoria e o aumento do número de pessoas que sequer pensam em poupar. Tornar o debate sobre previdência mais acessível é essencial para promover uma cultura de planejamento financeiro no país”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.
Desigualdade social reflete no planejamento
O estudo mostra ainda que a classe A/B é a que mais se prepara: 33% dos não aposentados já poupam para o futuro. Na classe D/E, o índice cai para apenas 10%, com 34% afirmando que não têm intenção de se planejar financeiramente.
Mesmo sem organização prática, a maioria dos brasileiros tem uma expectativa sobre quando pretende parar de trabalhar: 30% desejam se aposentar até os 59 anos, 45% entre 60 e 69 anos, enquanto 6% não pensam em se aposentar.
Fonte: Money Report (31/08/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".