As dúvidas sobre que prazo de aposentadoria escolher na previdência privada, especialmente nos planos de Contribuição Definida (CD), como o InovaPrev.
Vocês sabem, amigos, na previdência social a aposentadoria é vitalícia. Nos fundos de pensão mais antigos também (planos BD e CV, na Sistel respectivamente os planos PBS e Prev, exceto o InovaPrev, que é CD).
Ocorre que a longevidade aumentou muito e os novos planos de previdência privada- incluídos aí os fundos de pensão- (planos CD) não oferecem mais a renda de aposentadoria vitalícia.
As opções mais comuns são Renda por Prazo Certo ou por Percentual mensal do Saldo de Contas. Essas são as opções disponíveis do plano InovaPrev da Sistel.
No caso do tempo determinado ou Prazo Certo, como a aposentadoria sairá da mesma poupança previdenciária, quanto menor o tempo escolhido, maior a aposentadoria mensal.
Uma tentação, pois as pessoas normalmente só pensam no valor e escolhem o menor tempo.
Ocorre que se, por exemplo, a pessoa escolher 20 anos, mas sobreviver a esse tempo, não terá nenhuma renda para se manter. E não podemos jogar com nossa vida.
A outra opção- um Percentual Mensal das reservas ou Saldo de Contas- paga aposentadorias maiores no início, mas menores no final, podendo até tornarem-se irrisórias. Tudo dependerá do percentual escolhido (normalmente entre 0,5%, 1,00% e 1,5% do Saldo de Contas em número de cotas), percentual esse que pode normalmente ser modificado a cada ano.
O que eu escolheria
Consultaria a Tábua AT-2000 média do IBGE, a mais moderna, que prevê maior longevidade, e escolheria o prazo de sobrevida que ela apontar na tua idade de aposentadoria. Por exemplo, para pessoas de 69 anos a expectativa de vida apontada pela tábua é de 16 anos.
Em paralelo, contrataria um seguro longevidade, que custa muito pouco, para o caso de vivermos mais do que a tábua demográfica apontou.
Alguns bancos oferecem isso. Jogue o risco para o banco. O valor da aposentadoria será menor, mas você vai dormir tranquilo, pois receberá até a morte.
Fonte: Renato Follador, Adaptado por Aposentelecom (06/10/2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".