sexta-feira, 14 de maio de 2021

Fundos de Pensão: Patrocinador Caixa substitui presidente e dois diretores do seu fundo de pensão Funcef



O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, vai promover uma dança das cadeiras na direção-executiva da Funcef, fundo de pensão dos funcionários do banco, ao decidir substituir os três indicados pela instituição financeira. O atual vice-presidente de riscos da Caixa, Gilson Costa Santana, vai assumir o comando da fundação no lugar de Renato Villela. 

Além disso, o atual diretor-executivo na Caixa Participações, Almir Alves Júnior, militar da Marinha, será o novo diretor de participações societárias e imobiliárias, em substituição a Wagner Duduch. Outra mudança será feita na diretoria de investimentos onde sai Andrea Videira para a entrada de Samuel Crespi, hoje diretor da área de atacado da Caixa.  

Uma reunião para bater o martelo sobre as mudanças foi realizada ontem. 

Os novos nomes precisam da aprovação Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). A expectativa é que as mudanças sejam oficializadas ainda nesta semana. Os novos indicados chegarão com a missão de readequar a política de investimentos da Funcef à nova realidade de juros baixos, diz uma fonte a par da substituição. Com cerca de R$ 80 bilhões em ativos, a fundação ainda tem grande parte de suas aplicações em instrumentos tradicionais de renda fixa. O fundo de pensão, por exemplo, não entrou no IPO da Caixa Seguridade, diferentemente do que fez a Previ, do Banco do Brasil. 

Na cúpula da Caixa, a avaliação é a de que a equipe atual fez um bom trabalho, especialmente em desinvestimentos. De acordo com esse interlocutor, a Funcef está concluindo uma venda de cerca de R$ 3 bilhões em ações da Vale, feita paulatinamente no mercado. O entendimento, porém, é a de que a fundação precisa dar um novo passo para garantir a rentabilidade futura. 

Na Funcef, a dança das cadeiras pegou os funcionários de surpresa — embora já estivesse nos planos de Guimarães há algum tempo. No entanto, segundo uma fonte ouvida pelo Valor, não há ruptura e as mudanças não são nada fora do comum. Os três executivos poderão ser realocados em diretorias de subsidiárias do banco estatal, de acordo com outro interlocutor.  Villela estava no cargo desde fevereiro de 2019. Já Videira e Duduch assumiram suas diretorias em setembro do ano passado. O mandato da diretoria executiva é de quatro anos. Além dos indicados da Caixa, diretoria executiva da Funcef conta ainda com três eleitos pelos funcionários. Procurada, a Caixa não comentou o assunto.

Fonte: Valor (12/05/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".