sábado, 22 de maio de 2021

Sistel: Um comparativo do rendimento de abril 2021 dos planos da Sistel com as outras EFPCs



Estudo elaborado pela Consultoria Aditus com 119 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), cujo patrimônio somado atingia R$ 259 bilhões ao final de abril, mostra que a rentabilidade média do grupo foi de 1,04% no mês. 

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano a rentabilidade média do grupo ficou em 2,49% e no acumulado de 12 meses até abril ficou em 11,60%. 

Das doze classes de investimento em que o estudo foi dividido, a que apresentou a melhor performance no mês foi renda variável ativa, com alta de 4,67%, seguida de investimentos no exterior em renda variável, com 2,46%, e renda variável passiva, com 2,12%. No acumulado do ano, a melhor performance é de investimentos no exterior em renda variável, com 19,23%, seguida de títulos públicos ALM, com 4,81%, e Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), com 3,15%. 

No lado oposto, o pior desempenho do mês ficou com investimentos no exterior renda fixa, com 0,02%, seguido de renda fixa tradicional, com 0,20%, e FIPs, com 0,29%. No acumulado do ano, a pior performance é de fundos de investimentos imobiliários, com -2,64%, seguida de renda fixa inflação, com -1,15%, e renda fixa tradicional, com 0,56%. 

Segundo a Aditus, “o mês de abril foi marcado pela continuidade da performance positiva dos mercados e ativos de risco, influenciado, dentre outros fatores, pela publicação dos dados de atividade e resultados do primeiro trimestre das empresas americanas”. Além disso, apesar da divulgação do aumento da inflação americana, o FED manteve seu discurso de que o progresso necessário para que haja redução do estímulo monetário atual ainda deve levar algum tempo para ser alcançado”. 

Esse ambiente mais propício para a tomada de risco “contribuiu para uma queda de 5,16% no dólar e uma elevação nas bolsas internacionais, com alta de 5,24% no S&P”. Também houve “uma queda nos vértices mais longos da curva de juros americana, com a taxa de 10 anos passando de 1,74% ao ano para 1,63% ao ano”. 

No Brasil, favorecido pelo “crescimento global e pela alta dos preços das commodities, e também por uma relativa melhora nos indicadores da vacinação contra a Covid e pelo fim do impasse sobre o orçamento de 2021”, os ativos de risco ganharam tração no mês.

Fonte: Invest. Institucional (20/05/2021)

Nota da Redação: Enquanto o conjunto de EFPCs pesquisados teve em média um rendimento de 1,04% em abril, os principais planos da Sistel tiveram os seguintes rendimentos:

-PBS-A         1,17%

-CPqDPrev    0,83% 

-InovaPrev    0,50%

Já no acumulado deste ano, até abril, o conjunto de EFPCs obteve um rendimento médio de 2,49% e a Sistel apresentou resultados melhores, exceto o InovaPrev:

-PBS-A          6,20%

-CPqDPrev     4,11%

-InovaPrev     0,96%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".