Informações apresentadas pela Vivo, Claro e TIM no processo de compra da Oi Móvel detalham como será a partilha dos 41 milhões de clientes entre as três operadoras. A absorção desses clientes não muda as posições de mercado, mas a TIM, que vai comprar a maior fatia, vai reduzir a distância que a separa da Claro, enquanto a Vivo beira os 40% de market share.
A premissa do fatiamento é que a base de clientes da Oi Móvel em cada área de registro (DDD) será atribuída à operadora com menor participação de mercado em março de 2020. Como resultado, a TIM leva os clientes da Oi em 29 áreas de registro; a Claro em 27 e a Vivo em 11:
- TIM: 11; 16; 19; 21 e 22; 24; 32; 51; 53 a 55; 61 a 69; 73; 75; 89; 93 a 97; e, 99;
- Claro: 13 a 15; 17 e 18; 27 e 28; 31; 33 a 35; 37 e 38; 43 a 49; 71; 74; 77; 79; 87; 91 e 92; e
- Telefônica: 12; 41 e 42; 81 a 86; 88; e, 98.
Segundo análise feita pela consultoria Teleco, a TIM ficará com 39,5% dos 41,3 milhões de celulares da Oi, mais que a Claro (30,6%) e a Vivo (29,8%). Mas como a Oi era líder, especialmente em áreas do Nordeste, há mudanças em posições de mercado específicas.
A Vivo, que foi a última operadora a entrar no Nordeste, passará a ser a líder nos DDDs 81 (Recife), 82 (Maceió), 83 (João Pessoa), 84 (Natal), 85 (Fortaleza) e 98 (São Luís). A Claro passará a liderar nos DDDs 71 (Salvador), 87 (Petrolina), além de capitais no Norte, caso de 91 (Belém) e 92 (Manaus). A TIM assumirá a liderança no DDDs 73 (Ilhéus), 74 (Juazeiro), 75 (Feira de Santana) e 99 (Imperatriz).
No pré-pago, as posições de market share permanecerão inalteradas, mas a TIM, que disputa a 2ª colocação com a Claro, vai ampliar a vantagem. Com a compra da Oi, a TIM leva 36,4% dos 25 milhões dos pré-pagos da operadora, mais que a Claro (32,6%) e a Vivo (31,0%). Como resultado, a Vivo vai ter 35,2% dos pré-pagos do país (atualmente 28,7%); a TIM vai de 24,6% para 32,2%, enquanto a Claro de 24,5% para 31,4%.
No pós pago, a Vivo passará a deter 40,2% do mercado (era 36,7% sem a Oi), enquanto a Claro terá 34% (era 30,6%) e a TIM, 22,5% (era 17,1%). Na divisão dos clientes pós, a TIM ficará com 44,4% dos 16,3 milhões de acessos, mais que a Vivo (28,0%) e a Claro (27,7%).
Fonte: Convergência Digital (10/02/2022)
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