quinta-feira, 14 de abril de 2022

Comportamento: Clientes de bancos podem acessar serviços do governo com login da instituição financeira




A plataforma gov.br dá acesso pela internet a serviços do governo federal e de alguns Estados e municípios.

Correntistas dos maiores bancos do país já podem acessar a plataforma gov.br com o login e a senha utilizados na instituição financeira, informou o Ministério da Economia nesta terça-feira (04). Essa plataforma dá acesso pela internet a serviços do governo federal e de alguns Estados e municípios.

A pasta da Economia informou que o acesso via conta bancária se tornou disponível aos clientes do Itaú e do Agibank. Assim, já são nove os bancos integrados à plataforma: Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Banrisul, BRB, Santander e Bradesco.

O login por intermédio dos bancos dá ao usuário o acesso de nível de segurança Prata. Com ele, é possível acessar cerca de 4.900 serviços, como a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), valores a receber no Banco Central e os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Cada vez mais, órgãos do governo federal exigem nível alto de segurança na identificação do cidadão, inclusive para evitar pagar recursos ou benefícios de alguém à pessoa errada”, disse por meio de nota o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Ele acrescentou que a validação bancária no gov.br é segura: nem o banco obtém informações de que o governo disponha sobre o cidadão, nem o inverso.

De acordo com o Ministério da Economia, 128 milhões de pessoas já estão cadastradas no gov.br. Atualmente, 74% dos serviços do governo federal estão digitalizados.

Fonte: Valor Investe (12/04/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".