terça-feira, 5 de abril de 2022

Comportamento: Sentindo-se cansado? Veja 9 sinais de que você está mentalmente exausto



Você provavelmente já deve ter falado ou ouvido alguém falar que está mentalmente exausto. 

Mas você sabe realmente o que isso significa? Sabe quais são os sintomas que vêm acompanhados desse quadro?  

A primeira coisa a se esclarecer é que a exaustão mental não é uma doença, mas um estado marcado por uma intensa sensação de estafa psíquica e até física, na qual sentimos que nossa capacidade de planejar ou tomar decisões está prejudicada, não dispomos de energia para qualquer tipo de atividade e não conseguimos reagir de maneira adequada aos estressores do ambiente.

A exaustão mental também é considerada pela literatura como a primeira etapa e o fator central da síndrome de burnout, no entanto, não é desencadeada apenas por questões ligadas ao trabalho. O principal fator de risco para exaustão mental é o desalinho entre as demandas do dia a dia e o equilíbrio emocional, que pode ocorrer da exposição ao estresse crônico, incertezas, instabilidade familiar, entre outros.  

Todos nós podemos enfrentar um quadro do tipo e é fundamental que estejamos sempre atentos aos sinais. 

A seguir, três especialistas listam nove deles.  

1. Impaciência e irritabilidade Quando estamos mentalmente exaustos, deixamos de ponderar de maneira adequada. Nossa capacidade de racionalizar, analisar e planejar fica prejudicada e nosso cérebro tende a responder aos estímulos externos de maneira mais impulsiva. Além disso, nos sentimos muito cobrados e podemos ficar irritados com situações que geralmente não nos irritavam antes. Sendo assim, impaciência e irritabilidade são características típicas de quadros de exaustão emocional.  

2. Dificuldade de concentração A exaustão mental lentifica nossa capacidade cognitiva e comportamental, gerando prejuízo na nossa capacidade de manter o foco em algum estímulo. Com essa perda de concentração, tendemos a parecer mais distraídos, nos esquecemos de detalhes do dia a dia e temos mais dificuldade de manter a agilidade e a concentração.

3. Insônia Você já se sentiu tão cansado que não conseguiu dormir? Parece uma contradição, mas não é. Quando estamos vivendo períodos de estresse, nosso cérebro não consegue desligar, fica planejando o dia seguinte e antevendo os problemas. A insônia à noite e a sonolência durante o dia são sintomas típicos de alguém com estafa mental.  

4. Desânimo, tristeza, angústia Quando nosso cérebro está sobrecarregado, algumas regiões podem reduzir seu funcionamento, como o córtex pré-frontal (a parte do cérebro na altura da testa). Quando essa região fica mais desligada, pode causar sintomas de tristeza e desânimo.  A angústia pode ocorrer como uma resposta do organismo ao sentimento de impotência, de não ter forças para fazer o que precisa ser feito. Às vezes podemos até sentir medo sem conseguir identificar o porquê.  

5. Ansiedade Na estafa mental, regiões cerebrais profundas (no centro do cérebro) ficam mais agitadas. Essas regiões, chamadas de diencéfalo, são responsáveis por sensações mais primitivas como raiva, medo e dor. A ansiedade é um mecanismo de defesa a situações decorrentes do medo do que está por vir, gerando antecipação de reações da mente e do corpo.  Quando estamos sobrecarregados, é normal nos sentirmos mais ansiosos e percebermos o mundo de uma maneira mais catastrófica.  

6. Procrastinação A procrastinação na exaustão mental nos imobiliza, perdemos a motivação, vamos adiando nossas atividades, deixando para outro dia. Parece até que as coisas ficam mais difíceis e a vontade de resolver desaparece. A capacidade de executar tarefas fica bem abaixo do normal, de modo que procrastinar vira uma constante.  

7. Alterações de apetite Quando estamos estafados, tendemos a comer mais, beber mais e adotar outros comportamentos impulsivos. Esses impulsos tentam aumentar os níveis cerebrais de uma substancia chamada dopamina, responsável dentre outras coisas, pela nossa sensação de bem-estar. No entanto, há quem perca o apetite decorrente do desânimo e cansaço. 

8. Perda da libido Em quadros de estafa mental, o cérebro entra numa espécie de "modo avião" para economizar energia, com isso funções como a libido e o interesse em atividades da rotina ficam reduzidos. Além da falta de desejo sexual em si, a libido pode ser afetada pela falta de ânimo e pela ausência da da força pulsional, isto é, força que impulsiona o organismo para determinado objetivo.  

9. Sintomas físicos No quadro exaustão mental, podem ocorrer sintomas físicos como: dores musculares por todo o corpo, palpitações cardíacas, problemas estomacais, gripes e resfriados constantes causados pela baixa resistência imunológica, dores de cabeça, falta de ar, sensação de peso no pescoço, alterações dermatológicas como perda de cabelos.  

Veja dicas para prevenir e tratar a exaustão mental 

  • Tenha um hobby: isso garante a ativação de áreas cerebrais que serão fortalecidas e protegerão contra cenários de exaustão. Ter um hobby não é só um passatempo, mas uma maneira eficiente de fazer ginástica para o cérebro. 
  • Coloque regras: estabeleça limites de tempo e regras em sua rotina. Não avance o horário de dormir e não trabalhe durante o almoço. O equilíbrio entre trabalho e uma vida fora dele é fundamental, principalmente em épocas de home office e trabalho híbrido. 
  • Foque naquilo em que você é bom: aprenda novas habilidades, mas afirme para você mesmo suas qualidades. Invista em seu talento e permita se desenvolver naquilo que você faz bem. 
  • Entenda seu modelo mental: observe como você lida com as questões emocionais e como pode criar gatilhos de motivação e superação de adversidades. 
  • Se aproxime de quem faz bem a você: mantenha por perto pessoas que agregam e se afaste daquelas que fazem mal a você. 
  • Pratique atividade física: escolha uma adequada a sua condição e que você goste. 
  • Utilize técnicas de relaxamento: meditação, mindfulness e técnicas de respiração trazem mais leveza. 
  • Procure ajuda especializada: psicólogos e profissionais podem ajudá-lo a identificar o motivo da exaustão mental e indicar o tratamento mais adequado.

Fonte: Viver Bem UOL (04/04/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".