De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 8,5 mil aposentados e pensionistas estão na reta final do prazo de validade de seus cadastros. Para manter a situação regular, é preciso que façam o recadastramento até o dia 30 de abril.
Por hora, a obrigatoriedade está direcionada aos segurados cuja matrícula previdenciária termina em 4. Este dígito compõe o Número de Identificação Social (NIS) presente no cartão de saque do benefício concedido pela Previdência Social. Lembrando que o recadastramento é obrigatório e deve ser feito uma vez ao ano.
Tradicionalmente, o recadastramento permaneceu exclusivamente no modelo presencial durante anos, fazendo com que os aposentados e pensionistas do INSS precisassem se dirigir até a agência bancária responsável pelo pagamento do benefício previdenciário, para comprovar que estava vivo e manter os pagamentos.
Contudo, a chegada da pandemia e a consequente necessidade de isolamento social, fez com que os órgãos competentes se mobilizassem na criação de meios alternativos e digitais para efetivar este recadastramento.
O recadastramento faz parte do processo de segurança do INSS. Seu papel é comprovar que o segurado permanece vivo, portanto, que é ele quem recebe o salário pago pela autarquia. Além do mais, o procedimento também é capaz de evitar fraudes e pagamentos indevidos.
A obrigatoriedade do recadastramento foi suspensa por diversas vezes desde o início da pandemia da Covid-19, ou seja, meados de março de 2020. A atitude foi tomada como uma precaução à disseminação de um vírus desconhecido e que, a princípio, atingia em massa o público-alvo da renovação de fé, que também era o principal grupo de risco do novo coronavírus.
No Brasil, 3.313.845 segurados do INSS ainda precisam regularizar a situação cadastral perante a autarquia até o início deste ano. O número foi divulgado pelo instituto ainda em outubro do ano passado.
No total, 32.994.656 segurados já fizeram a renovação da fé de vida, este apanhado consiste nos recadastramentos realizados tanto em 2020 quanto em 2021, mesmo durante o período em que a obrigatoriedade do procedimento estava suspensa.
Recadastramento pelo aplicativo Meu INSS
- Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login;
- Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”;
- Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;
- Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”;
- O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;
- Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;
- Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.
Fonte: FDR (07/04/2022)
Sra Teresinha, a renovação da Prova de Vida é anual.
ResponderExcluir