quinta-feira, 28 de abril de 2022

Planos CPQD: APOS divulga os resultados dos planos Sistel em fevereiro de 2022

 


Abaixo, os quadros com informações sobre o desempenho dos planos Sistel referentes ao mês de fevereiro de 2022.

Todas as informações dos quadros foram extraídas dos relatórios Sistel de cada plano.

Para cada mês, a principal informação do primeiro quadro é a rentabilidade dos planos: quanto cada um deles rendeu percentualmente no mês e no ano civil corrente; seu desempenho frente à meta estabelecida pela Sistel; e o seu índice de cobertura, isto é, um indicador de quanto os recursos disponíveis são capazes de cobrir a projeção matemática das obrigações para com os participantes.

Note que o quadro 1 traz duas colunas adicionais para facilitar a comparação da rentabilidade dos planos com dois índices que medem a inflação, o IPCA e o INPC.

O segundo quadro trata principalmente do volume de recursos dos planos, isto é, seu patrimônio social, bem como de outros valores importantes tais como as sobras acumuladas (patrimônio do fundo menos as provisões) e os fundos previdenciais (fundos para cobrir riscos ou flutuações extraordinárias nos compromissos dos planos).

O terceiro quadro dá um panorama sobre a população de participantes de cada plano – ativos, assistidos e pensionistas.



Fonte: APOS (26/04/2022)

Nota da Redação: Difícil aceitar dentro da mesma entidade o não atingimento da meta por tanto tempo no plano InovaPrev e ao mesmo tempo uma sobra de R$ 2,6 bilhões no plano PBS-A, sendo que mais de R$ 1,5 bilhão dessas sobras deveriam ser destinadas à distribuição de superavits atualmente represados pela Previc.
Enquanto isso 49 pessoas do PBS-A já faleceram neste ano e perderam a chance de ganhar esses superávits.


Um comentário:

  1. Realmente muito difícil de aceitar essa situação que já dura vários anos. Temos que ter mais respeito com os aposentados de PBS-A. Se essa situação não for resolvida rapidamente, logo não teremos mais aposentados para usufruir desses ganhos. Lamentável.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".