quarta-feira, 13 de setembro de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Qualcomm, Apple, Meta e OpenAI 

A Qualcomm fechou um acordo com a Apple para fornecer chips 5G para a fabricante do iPhone até 2026. Segundo comunicado, os termos do novo contrato serão “semelhantes ao anterior”, firmado em 2019. A Qualcomm é a principal desenvolvedora dos chips de modem, que conectam telefones a redes de dados móveis. O anúncio acontece em meio a suposições de que a Apple poderia criar seu próprio modem 5G. Essa estratégia reduziria o custo de produção de seus celulares e tablets. A Qualcomm continuará fornecendo suas soluções até o lançamento do iPhone 18. (UOL e TudoCelular)

E hoje, a partir das 14h (horário de Brasília), acontece o evento com os novos lançamentos da Apple. Veja o que esperar. (g1)

A Meta está desenvolvendo um novo modelo de linguagem acessível de inteligência artificial (IA) para competir com o GPT-4, da OpenAI. Segundo o Wall Street Journal, a tecnologia visa criar textos complexos e análises úteis para empresas. A gigante de tecnologia está investindo na infraestrutura, adquirindo chips e construindo centros de processamento de dados para treinar a IA, com início previsto em 2024. De acordo com o jornal, o novo modelo é várias vezes mais poderoso do que sua versão comercial, batizada de Llama 2. (Wall Street Journal e Núcleo Jornalismo)

Por falar em IA, a OpenAI é alvo de um novo processo por violação de direitos autorais. Um grupo de escritores nos EUA acionou a Justiça alegando que a empresa usou ilegalmente seus trabalhos para treinar o ChatGPT. Michael Chabon, vencedor do Prêmio Pulitzer, David Henry Hwang, Rachel Louise Snyder e Ayelet Waldman alegam que a empresa se beneficia e lucra com o “uso não autorizado e ilegal” de conteúdo protegido por direitos autorais. O processo pede indenização e uma ordem para bloquear as “práticas comerciais ilegais e injustas”. Essa é a terceira ação coletiva por violação de direitos autorais contra a dona do ChatGPT. Microsoft e Meta também já foram processadas. (Verge)

Fonte: Canal do Meio (12/09/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".