quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias do TikTok, OpenAI e Meta

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para a criação de um fundo soberano nos próximos 12 meses que, segundo ele, poderia comprar o TikTok. Poucos detalhes foram oferecidos sobre a criação do fundo, que exigiria aprovação do Congresso. Comum em nações do Oriente Médio, esses fundos dependem do superávit orçamentário de um país para fazer investimentos, mas os EUA operam com déficit. Anteriormente, Trump havia dito que o financiamento poderia ser sustentado por “tarifas e outras coisas inteligentes”. (Reuters)

A OpenAI anunciou um novo recurso para o ChatGPT que permite uma pesquisa profunda (deep research). A ferramenta pode reagir a novas informações em tempo real, mostrando um resumo do processo em uma barra lateral com citações e referências. O tempo estimado para respostas pode variar entre cinco e 30 minutos. A empresa reconhece limitações da tecnologia, como possíveis alucinações e dificuldades em distinguir informações confiáveis de falsas. Inicialmente, a pesquisa profunda está sendo lançada para usuários Pro, que pagarão US$ 200 mensais por até 100 consultas. Em testes, o modelo que alimenta a ferramenta atingiu 26,6% de precisão. (The Verge)

E um documento da Meta sugere que há certos cenários nos quais a companhia pode deixar de lançar um sistema de IA que desenvolveu internamente por considerá-lo muito arriscado. Para a big tech, esses serviços são capazes de auxiliar em ataques de segurança cibernética, químicos e biológicos, sendo que os de “risco crítico” podem resultar em um “resultado catastrófico [que] não pode ser mitigado em [um] contexto de implantação proposto”, enquanto os de “alto risco” podem tornar um ataque mais fácil de ser realizado, mas não de forma tão confiável ou dependente quanto o primeiro. (TechCrunch) 

Fonte: Canal Meio (04/02/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".