sexta-feira, 18 de julho de 2025

Planos de Saúde: ANS determina reajuste superior para 400 mil usuários de planos de saúde individuais antigos, que não aderiram a Lei 9656/98

 


Aumento atingirá clientes de convênios médicos individuais contratados antes de 1998 de Amil, Bradesco, SulAmérica e Itauseg

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou reajustes diferenciados para cerca de 400 mil usuários de convênios médicos individuais contratados antes de 1998, quando o setor passou a ser regulado. Entre eles, estão clientes da Amil, cujo aumento será de até 6,47%, e das seguradoras Bradesco Saúde, SulAmérica e Itauseg, que terão majoração de 7,16%. Para os demais planos de saúde individual, o índice foi de 6,06%.

Esse contingente tem reajuste superior porque as carteiras estão com uma inflação médica elevada, muita acima da média do setor. A ANS permitiu que essas operadoras apliquem aumento superior nesses casos.

“Esses termos foram instituídos em 2004 como instrumentos para trazer maior previsibilidade, transparência e alinhamento regulatório aos reajustes de contratos antigos — firmados antes da vigência da Lei nº 9.656/98. Na época, a medida buscou substituir cláusulas contratuais ambíguas ou excessivamente onerosas por critérios técnicos e objetivos de reajuste”, informa ANS.

Fonte: Valor Econômico (15/07/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".