Hoje com notícias da parceria Tesla - Samsung, o avanço da China em IA e os óculos inteligente da Alibaba
A Tesla assinou um acordo de US$ 16,5 bilhões para receber seus chips de próxima geração produzidos pela Samsung. O processador AI6 da Tesla é a aposta de Elon Musk para alimentar seu sistema de direção autônoma, os androides Optimus e o treinamento de IA de alto desempenho em data centers. A Tesla migrou da plataforma Drive da Nvidia para seu próprio chip personalizado em 2019, conhecido como FSD Computer (FSDC). O modelo conta com dois sistemas duplicados em uma única placa, para criar a redundância necessária para qualquer sistema de direção autônoma. Os chips de IA são a peça central do esforço da Tesla para deixar de ser uma montadora e se tornar uma empresa de IA e robótica. (TechCrunch)
Buscando reduzir a dependência de tecnologia estrangeira, enquanto lidam com as restrições de exportação dos EUA para a tecnologia avançada da Nvidia, as empresas de inteligência artificial da China anunciaram duas novas alianças industriais. Uma das alianças reúne desenvolvedores chineses de grandes modelos de linguagem (LLMs) e fabricantes de chips de IA, enquanto a outra visa “promover a integração profunda da tecnologia de IA e da transformação industrial”. Os participantes incluem Huawei e as fabricantes de chips Metax e Iluvatar CoreX. (Reuters)
A Alibaba revelou nesta segunda-feira seus óculos inteligentes equipados com modelos de inteligência artificial da empresa. A gigante do comércio eletrônico disse que os óculos Quark AI serão lançados na China até o final de 2025, com hardware alimentado por seu modelo Qwen e o assistente de IA avançado Quark. O dispositivo tem câmera integrada e suporte a chamadas viva-voz, streaming de música, tradução de idiomas em tempo real e transcrição de reuniões. O produto é uma resposta da Alibaba aos óculos inteligentes da Meta, projetados em colaboração com a Ray-Ban e rivaliza com a gigante chinesa Xiaomi, que lançou seus próprios óculos de IA neste ano. (CNBC)
Fonte: Meio (29/07/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".