sábado, 26 de julho de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre uso da internet no Brasil, da Apple e da Amazon com seu novo Kindle

Dados da Pnad Contínua do IBGE apontam que 168 milhões de pessoas com pelo menos 10 anos utilizaram a internet em 2024 no Brasil, o equivalente a 89,1% da população. O acesso por idosos a partir de 60 anos deu um salto nos últimos cinco anos, com 11 milhões de usuários a mais, passando de 44,8% em 2019 para 69,4% no ano passado. O crescimento entre os idosos está ligado à facilidade de uso da tecnologia e por sua presença cada vez maior no cotidiano, especialmente para comunicação e serviços. Apesar do avanço, este grupo também é maioria entre os 20 milhões de brasileiros que não acessaram a internet em 2024, com 66% afirmando não saber usar a tecnologia. (g1)

A Apple disponibilizou os primeiros betas públicos para suas próximas grandes atualizações do iOS. A partir desta quinta-feira, os usuários do iPhone poderão testar o iOS 26, que deverá ser lançado oficialmente até o final do ano. Para experimentar a nova versão, é preciso se registrar no site da companhia, antes de ter acesso ao teste. Além do novo visual, chamado Liquid Glass, uma das novidades do novo sistema é a atualização do app Telefone, que poderá atender chamadas pelo Mac. A Apple também lançou versões beta para outros dispositivos, como iPad e computadores Mac. (CNBC)

Após o lançamento do Kindle Colorsoft no ano passado, a Amazon lançou nesta quinta-feira uma versão mais barata do e-reader, com uma memória menor e sem luz frontal de ajuste automático ou carregamento sem fio. Com 32 Gb, a versão Signature Edition é vendida no Brasil por R$ 1.484, enquanto o lançamento de 16 Gb sai por R$ 1.349. O Kindle Colorsoft oferece uma tela colorida para uma experiência melhorada ao ler quadrinhos e outras graphic novels. Uma versão Kids também está disponível, com diversos recursos para ajudar as crianças a praticar a leitura e conectividade Bluetooth para ouvir audiolivros. (TechCrunch)

Fonte: Meio (25/07/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".