quarta-feira, 16 de julho de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Meta, Google, LinkedIn, TikTok, X e Microsoft

Enquanto Meta e Google eram frequentemente cobradas por não cumprirem as regras eleitorais brasileiras durante as eleições de 2024, um novo estudo do Netlab, da UFRJ, mostra que o LinkedIn também entrou infringiu as normas. No ano passado, a plataforma da Microsoft exibiu ao menos 87 anúncios com conteúdo político-eleitoral, apesar de afirmar publicamente que proíbe esse tipo de publicidade. O problema, segundo os pesquisadores, não é só jurídico, pois sem avisar ao TSE que teria esse tipo de anúncio, o LinkedIn burlou as regras da resolução eleitoral, que exige transparência sobre financiamento, segmentação e alcance. (UOL)

França, Espanha, Itália, Dinamarca e Grécia vão testar um aplicativo de verificação de idade, com base na Carteira Europeia de Identidade Digital, prevista para ser lançada no próximo ano. A ideia é proteger menores de idade dos efeitos das redes sociais na saúde mental, algo que se tornou uma preocupação global. O aplicativo poderá ser integrado a soluções nacionais e, se funcionar, pode servir de modelo para toda a União Europeia. As novas diretrizes fazem parte da Lei de Serviços Digitais, que pressiona empresas como Google, Meta, TikTok e X a conterem conteúdo nocivo e práticas viciantes. (Reuters)

A Microsoft começou a testar uma nova função no Windows 11 que promete aumentar o tempo de bateria dos laptops. Chamado de “economizador de energia adaptável”, o recurso aciona sozinho o modo de economia, de acordo com o uso do sistema, e não apenas com base no nível da bateria. Na prática, isso significa limitar atualizações e sincronizações de fundo sem reduzir o brilho da tela, uma mudança importante para quem trabalha fora de casa e depende da autonomia do aparelho. Por enquanto, o recurso está em fase de testes, mas deve chegar aos usuários ainda este ano. (The Verge)

Fonte: Meio (15/07/2025)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".