sábado, 12 de julho de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do Grok, mal uso da IA e 2 vídeos sobre reses sociais

Elon Musk afirmou nesta quinta-feira que o Grok, chatbot da xAI, será integrado aos veículos da Tesla “o mais tardar na semana que vem”. A promessa veio horas após o lançamento da versão 4 da IA e tenta acalmar quem cobrava mais detalhes sobre a união das plataformas. Musk já vinha sugerindo que os motoristas poderiam conversar com seus carros para pedir tarefas ao Grok. Segundo vazamentos no firmware da Tesla, o assistente oferecerá diferentes “personalidades”, incluindo modos como terapeuta, sexy e conspiracionista. Inicialmente, a novidade estará restrita a modelos com Hardware 3. (TechCrunch)

Um novo estudo apontou que, ao contrário do que se imaginava, ferramentas de inteligência artificial podem até atrapalhar, e não acelerar, desenvolvedores experientes quando eles lidam com códigos que já conhecem. A pesquisa foi conduzida pela organização METR, com programadores de projetos open source usando o Cursor, uma das IAs de codificação mais populares. A expectativa era de ganho de tempo, mas o resultado foi o oposto e as tarefas demoraram 19% mais. Isso porque as sugestões da IA exigiam revisão constante, porém mesmo assim continuavam sendo usadas, porque, segundo os autores, escrever com ajuda de IA torna o processo menos cansativo. (Reuters)

Meio em vídeo. No novo Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai discutem como as redes sociais estão moldando uma nova maneira de fazer política. O ponto de partida da conversa é a campanha de Zohran Mamdani, candidato à prefeitura de Nova York, que vem usando as plataformas digitais de forma inovadora e cativando eleitores. Não perca. (YouTube)

Mais Meio em vídeo. Como a era das redes sociais transformou a intimidade em mercadoria: da ostentação de bolsas caríssimas aos reality shows das Kardashians, vivemos no fio da navalha entre público e privado. Mariliz Pereira Jorge analisa nesse link, no De Tédio a Gente Não Morre, a escalada de agressividade de quem defende regulamentar a liberdade de expressão com “guilhotinas” metafóricas e o alto preço de expor, sem pudor, crianças e adolescentes. (YouTube)

Fonte: Meio (11/07/225)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".