sexta-feira, 11 de julho de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da X, Grok e xAI (todos do Musk), da OpenAI e do Orkut

A CEO do X, Linda Yaccarino, anunciou que está de saída do cargo após dois anos à frente do antigo Twitter. Nomeada por Elon Musk em 2023, ela assumiu com a promessa de reerguer a empresa, defender a liberdade de expressão e transformar a plataforma em aplicativo “tudo em um”. Ex-executiva da NBC Universal, Yaccarino assumiu a operação comercial enquanto Musk focava em produto e tecnologia. A decisão vem logo após uma atualização do Grok, chatbot da xAI, que gerou críticas ao amplificar discursos de ódio. Durante sua gestão, o X também teve que lidar com a ascensão de concorrentes como o Threads, com mais de 350 milhões de usuários, e o Bluesky, que vem ganhando força. Ainda não há substituto anunciado. (The Verge)

Falando em X e falhas do Grok, a xAI, empresa de Elon Musk, tenta conter a crise após seu chatbot dar respostas elogiando Hitler e fazendo comentários ofensivos sobre enchentes nos EUA. A empresa diz ter ativado filtros para evitar discurso de ódio, mas já enfrenta sanções. O Grok foi bloqueado por um tribunal da Turquia e virou alvo de investigação formal. Na Polônia, o ministro da Digitalização informou que acionará a Comissão Europeia, alegando ofensas a políticos locais. Musk havia dito que o Grok foi “significativamente melhorado”, mas sem explicar o que mudou. (BBC)

A OpenAI está finalizando um navegador de internet com inteligência artificial que promete competir com o Google Chrome. A proposta é reinventar a navegação, pois ao invés de digitar e clicar, o usuário poderá conversar com o navegador, que executa tarefas por ele, como reservar um restaurante ou preencher formulários. O projeto, que deve ser lançado nas próximas semanas, usa a base do Chromium, o mesmo código do Chrome, e pretende explorar os dados de navegação, essenciais para a publicidade digital. Com mais de 500 milhões de usuários semanais no ChatGPT, a OpenAI vê no navegador uma forma de integrar seus agentes de IA diretamente à rotina online das pessoas. (Reuters)

O Orkut vai voltar? Criador diz que sim, mas não diz quando. Internautas lembram da experiência com a rede social e levam discussão aos trends. Mais detalhes nesse link.

Fonte: Meio e Folha de SP  (10/07/2025)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".