Hoje com notícias de IA do Google, OpenAI e do completamente irresponsável xAI (Grok)
O Google agora permite que todos nos Estados Unidos liguem para empresas locais usando IA. O recurso disponível na pesquisa permite que o usuário obtenha informações sobre preços ou disponibilidade sem precisar falar ao telefone. A novidade está disponível apenas para alguns tipos de empresas, como tosadores de animais, lavanderias e oficinas mecânicas. Ao pesquisar por estes serviços, o Google exibe o prompt “permitir que a IA verifique os preços” abaixo do perfil da empresa. Também será perguntado ao usuário quando precisará do serviço e como deseja receber atualizações, como por e-mail ou mensagem de texto. Proprietários de empresas podem optar por não receber chamadas de IA nas configurações de perfil do Google. (The Verge)
A OpenAI planeja ficar com uma parte dos valores das vendas de produtos online feitas diretamente pelo ChatGPT. Segundo fontes ouvidas pelo Financial Times, a gigante de IA pretende integrar um sistema de checkout no chatbot para que os usuários concluam transações dentro da plataforma, recebendo uma comissão pelas vendas. A nova fonte de recursos seria uma maneira de ganhar dinheiro com os usuários da versão gratuita. A iniciativa da OpenAI também seria mais uma ameaça ao modelo de negócios do Google, que já enfrenta a concorrência de chatbots de IA para quem pretende realizar pesquisas e descobrir produtos. (Financial Times)
Para ler com calma. Pesquisadores de segurança de IA de empresas como OpenAI e Anthropic estão se manifestando contra a cultura de segurança considerada “imprudente” e “completamente irresponsável” na startup de IA de Elon Musk, a xAI. As críticas ocorrem após os escândalos envolvendo o Grok, chatbot de IA da empresa, que proferiu comentários antissemitas. Boaz Barak, um professor de ciência da computação afastado de Harvard para trabalhar na OpenAI, disse que engenheiros da xAI “pegam os piores problemas que temos atualmente como dependências emocionais e tentam amplificá-los”. (TechCrunch)
Fonte: Meio (17/07/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".