terça-feira, 7 de outubro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do supercomputador para previsão do tempo, data centers gigantes no espaço e do Sora, aplicativo de IA para gerar vídeos

O Brasil tem agora um novo supercomputador, seis vezes mais rápido no processamento de dados, que promete ampliar a precisão do prognóstico do clima. A máquina indica a hora e o minuto em que os eventos climáticos devem ocorrer. Essa tecnologia será usada para antecipar desastres e orientar decisões em setores como energia, agricultura e saúde. O equipamento foi adquirido em 2024, com um investimento de R$ 200 milhões, e está em fase de testes no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em Cachoeira Paulista, município de São Paulo. (g1)

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, disse acreditar que os data centers gigantes poderão ser construídos no espaço dentro de 10 a 20 anos. Em evento na Itália, ele pontuou que a demanda crescente por inteligência artificial e computação em nuvem tornará inevitável buscar alternativas à infraestrutura terrestre, limitada por custos e energia. No espaço, segundo Bezos, data centers teriam acesso ilimitado à energia solar, sem nuvens ou clima, e poderiam se tornar mais baratos do que os da Terra em algumas décadas. O bilionário reconhece os desafios de manutenção e lançamentos de foguetes, mas os vê como obstáculos superáveis, inserindo a ideia no movimento mais amplo da industrialização espacial. (Techzine)

O Sora, novo aplicativo de vídeo com inteligência artificial da OpenAI, ainda exclusivo para convidados nos EUA e Canadá, registrou 56 mil downloads no lançamento e 164 mil nos dois primeiros dias, segundo a Appfigures. Com isso, superou o Claude, o Copilot e empatou com o Grok, ficando atrás apenas do ChatGPT e do Gemini, que tiveram cerca de 80 mil instalações na estreia. Mas na última sexta, o Sora alcançou o primeiro lugar superando o próprio ChatGPT. (TechCrunch)

Fonte: Meio (06/10/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".