terça-feira, 20 de agosto de 2019

Anapar amplia escopo e cria Diretoria de Saúde Suplementar



A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) aumentou seu escopo de representação e luta com a criação da Diretoria de Saúde Suplementar.
A nova pasta foi aprovada no Congresso da Anapar realizado nos dias 23 e 24 de maio, em São Paulo, e tem como diretora a bancária da Caixa do Piauí, Francisca de Assis Araújo.

A decisão se deu diante da constatação dos ataques às operadoras de saúde de autogestão, a partir da edição das resoluções CGPAR nº 22 e 23. A Anapar inseriu em seu estatuto cláusula que lhe permite representar os participantes no âmbito dos planos dessa modalidade, considerando a ausência de uma entidade que pudesse defender os seus interesses, em nível nacional.

“Já iniciamos com o enfrentamento a essas resoluções da CGPAR, que representam hoje uma das principais preocupações para os trabalhadores beneficiários dos planos de saúde vinculados às empresas estatais”, explica a diretora Francisca de Assis.

O descomprometimento das empresas públicas com a assistência à saúde já vem sendo constatado ao longo dos meses. A CGPAR nº 23, apresenta uma série de incoerências e infrações, tais como o desrespeito à livre negociação coletiva e à legislação setorial, a violação de direitos adquiridos, ausência de competência do Poder Executivo para legislar, entre outros pontos. O risco é real e o momento exige mobilização.

A atuação da Anapar nesse sentido já começou. No dia 22 desse mês acontecerá uma reunião com os jurídicos de diversas entidades representativas dos usuários de planos de saúde autogeridos para pensar outras ações e elaborar nova carta denúncia sobre incoerências e infrações da CGPAR 23 e a Associação será a grande concentradora dessas ações.

Segundo a direção da Anapar, a Diretoria de Saúde Suplementar vem para lutar pela preservação dos direitos dos trabalhadores em todas as instâncias. “Precisamos nos mobilizar agora para não perdermos nossos direitos no futuro. A Anapar precisa ser conhecida e valorizada e alguns participantes, empregados de empresas públicas, não têm conhecimento de tudo o que está ameaçando a existência dos seus planos de saúde. Esperamos conseguir alcançar o participante, fazê-lo compreender a importância de a Anapar ser a intermediaria na defesa dos seus interesses junto aos órgãos institucionais, à justiça, ao parlamento e aos empregadores”, finaliza.

Fonte: Anapar (19/08/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".