quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Fundos de Pensão: Superintendente da Susep nomeia Bruno Dias para o segundo maior fundo de pensão do Brasil, a Petros



A superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados), Solange Vieira, nomeou Bruno Dias para a instância máxima de governança da Petros, o segundo maior fundo do Brasil.

A presidência da Fundação era ocupada interinamente, desde abril deste ano, pelo diretor Administrativo e Financeiro, Henrique Trinckquel.

Para ser empossado na Petros, o novo presidente ainda precisa ser habilitado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Bruno Dias até então, ocupava o cargo de diretor de Organização do Sistema de Seguros Privados da Susep.

Dias era funcionário de carreira do BNDES, onde ocupava cargo de diretor de Seguridade e Jurídico da Fundação de Assistência e Previdência Social (FAPES). Segundo fontes internas do Terça Livre, no BNDES, o ex-aluno da PUC é um conhecido defensor do PSOL.

Conselho Deliberativo já aprovou seu nome
O Conselho Deliberativo, instância máxima de governança da Petros, aprovou o nome de Bruno Macedo Dias para a presidência da Fundação, que estava sendo ocupada interinamente, desde abril deste ano, pelo diretor Administrativo e Financeiro, Henrique Trinckquel. Para ser empossado na Petros, o novo presidente ainda precisa ser habilitado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O executivo foi escolhido por meio de processo seletivo no mercado, conduzido por renomada consultoria de recrutamento. Com ampla experiência em previdência complementar, Bruno Dias foi diretor de Seguridade e Jurídico da Fapes, fundo de pensão do BNDES, onde também ocupou interinamente o cargo de diretor-superintendente. Ainda na Fapes, foi chefe do Departamento Jurídico e membro titular do Conselho Deliberativo.

Profissional de carreira do BNDES, Bruno Dias trabalhou como assessor da presidência da instituição e também atuou por seis anos na Consultoria Jurídica Internacional do banco, exercendo atividades de estruturação de operações de emissões de títulos do BNDES no mercado internacional e de project e corporate finance, envolvendo instituições de crédito ou empresas estrangeiras; além de negociação de investimentos e elaboração de contratos com bancos de desenvolvimento internacionais, como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e China Development Bank.

Com mestrado em Direito, pela London School of Economics and Political Science (LSE), e graduado, também em Direito, pela PUC-Rio, antes de chegar à Petros, o executivo ocupava o cargo de diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Quem é Solange Vieira
Já Solange Vieira é bacharel em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Fez pós-graduação em Ciências Contábeis e mestrado em Economia, ambos na Fundação Getulio Vargas.  Seu orientador no mestrado foi o ex-diretor do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso e atual diretor-executivo do Banco Itaú, Sérgio Werlang.

Entrou no Bndes em 1993, onde trabalhou na área financeira até ser indicada para ser assessora do Ministério da Previdência em 1999, onde se destacou por ter proposto o fator previdenciário. Já trabalhou também na assessoria econômica da GU e do STF.

Estabeleceu relacionamento com o ministro Gilmar Mendes e, principalmente, com o ex-presidente do Supremo, Nelson Jobim, que, inclusive, foi seu padrinho de casamento. Ela em contato com os dois até os dias atuais. Em meados de 2008, quando se tornou ministro, Jobim convidou Solange para assumir a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil.

Jobim chamara a economista Solange Paiva Vieira para ser a responsável pela aviação civil no Ministério da Defesa Civil. Mas foi da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a sugestão de que ela dirigisse a Anac.

O passo seguinte foi “desmilitarizar” a área de controle de voo. Os controladores passaram a ter um plano de carreira diferente dos demais militares, o que permitiu que seus salários fossem aumentados sem quebrar a hierarquia
salarial.

Fonte: Terça Livre e Discrepantes (07/08/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".