terça-feira, 8 de novembro de 2022

Fundos de Pensão: Abrapp é contra decisão do STJ para aposentados receber benefícios mesmo com falência do patrocinador

 


Abrapp se posiciona sobre decisão do STJ e defende independência patrimonial dos planos

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo para a matéria ¨Aposentado de fundo de pensão deve receber benefício mesmo com falência de patrocinador¨, publicada neste sábado (05/11), a Abrapp manifestou posição contrária à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em processo que discute o pagamento de aposentadoria a ex-funcionários da Cofavi  (antiga Companhia de Ferro e Aço de Vitória) em plano de previdência da Usiminas.

O Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, enfatizou que a decisão do STJ, publicada no final de outubro, é equivocada e pode trazer insegurança jurídica ao sistema. Notou ainda que há legislação no sentido de garantir o instituto da segregação da independência patrimonial dos planos.

“É um caso antigo, específico e pontual. Por isso, não nos preocupa ser um precedente. É um setor que tem questões técnicas jurídicas que não são simples, pois envolve pagamento de longo prazo. Em geral, são contratos em que se contribui por 20, 30 anos e passa-se mais ou menos o mesmo recebendo. É uma relação de 50 anos”, afirmou Martins ao jornal.

Clique aqui para ver matéria da Folha publicada ontem aqui no Blog sobre decisão do STJ.

Fonte: Abrapp (07/11/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".