quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Segurança do Usuário: 3 golpes comuns contra aposentados do INSS – e que exigem atenção!



Criminosos utilizam diferentes métodos para se aproveitar dos beneficiários do INSS.

A aposentadoria é o sonho de milhões de brasileiros, mas pode ser um pouco trabalhoso consegui-la, seja por idade ou incapacidade. Afinal, o beneficiário precisa passar por análises e perícias constantes para evitar fraudes.

Com isso em mente, os bandidos se aproveitam da situação para realizar diversos tipos de golpes contra aposentados. Quer saber quais são os mais comuns?

Confira abaixo os 3 golpes mais comuns contra aposentados

Antecipação do 13º

O pagamento do 13º dos aposentados geralmente acontece no mês de junho, então muitos criminosos se preparam para aplicar golpes durante esse período. Logo, passam a fazer contato com os beneficiários para oferecer “adiantamento dos valores”, mas com uma taxa de cobrança para que isso seja possível.

Para que a solicitação pareça legítima, também solicitam dados financeiros do segurado e até mesmo cópia de documentos para que a transação seja autorizada. No entanto, assim que o valor é pago, os aproveitadores somem e não depositam o 13º.

Agendamento da perícia médica

A perícia médica é um processo indispensável na hora de receber a aposentadoria, e deve ser feita de maneira periódica. Dessa forma, os aposentados por incapacidade temporária ou continuada podem garantir que não estão cometendo nenhum tipo de fraude. Nesses casos, os criminosos passam a fazer contato com as vítimas para agendar as consultas.

Em geral, se passam por servidores do INSS e solicitam dados pessoais, como RG, CPF e dados bancários. No entanto, o próprio órgão deixa claro que todo tipo de informação requisitada se dá pelo sistema Meu INSS. Além disso, convocações chegam por carta, notificação de sua instituição financeira ou até mesmo publicação no Diário Oficial da União, nunca por meio de ligações suspeitas.

Benefício bloqueado

Esse é um dos golpes mais comuns, em que os aposentados recebem uma ligação de um falso atendente do INSS indicando que o benefício foi bloqueado. Por conta disso, ele solicita dados pessoais, como CPF e dados bancários, com a promessa de que a aposentadoria será liberada novamente.

No entanto, os criminosos acabam se aproveitando dessas informações para realizar compras e fraudes no nome do segurado.

Fonte: Rotas de Viagem (10/11/2022)

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