O Mercer CFA Institute Global Pension Index, instituto que avalia o Sistema Previdenciário dos países, divulgou recentemente seu relatório anual. Confira os países que se destacaram.
Foram analisados 44 países em 2022. Os países listados representam 65% da população mundial do planeta, sendo que esta lista ranqueia do melhor até o pior sistema previdenciário entre eles.
″É essencial que os indivíduos tenham planos de aposentadoria fortes em andamento, porque altos níveis de inflação, taxas de juros crescentes e maior incerteza sobre as condições econômicas estão adicionando pressão financeira adicional aos sistemas existentes”, afirma o sócio sênior da Mercer, David Knox.
“As famílias terão que considerar qual é o equilíbrio certo entre receber uma renda estável, acesso a algum capital e proteção contra riscos futuros, dadas as muitas incertezas enfrentadas pelos aposentados”, relata Knox.
Ele finaliza dizendo: “É fundamental que entendamos se os sistemas de renda de aposentadoria em todo o mundo serão capazes de atender às necessidades e expectativas de suas comunidades nas próximas décadas”.
Primeiro lugar do ranking vai para a Islândia
- Nota: A
- Pontuação geral: 84,7
Entende-se, a partir disto, que a Islândia tem uma boa e consciente combinação de suas pensões entre os setores públicos e privados do país. Segundo o site da Comissão Europeia, na Islândia é necessário você ter vivido por no mínimo 40 anos, dos 16 aos 67 anos, para conseguir aproveitar os benefícios ao máximo por toda a velhice.
Os programas de pensão do país nórdico estão ligados à renda, o que quer dizer que o valor recebido pode diminuir caso você tenha outras fontes de renda, ou até ser cancelado se você ultrapassar o valor determinado para o recebimento do benefício.
TOP 10 dos países com os melhores sistemas previdenciários:
- Islândia
- Holanda
- Dinamarca
- Israel
- Finlândia
- Austrália
- Noruega
- Suécia
- Cingapura
- Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte)
A Holanda (2º) terminou com nota A e pontuação geral de 84,6. Ainda de acordo com o site da Comissão Europeia, o sistema holandês é dividido em três pilares: a Lei Geral de Pensões de Velhice (AOW), a acumulação de pensões complementares através do empregador e as políticas de pensões individuais complementares.
Caso você more ou trabalhe na Holanda, vai ser segurado pela AOW, e ao atingir a idade legal para se aposentar, que é de 66 anos, passará a receber o valor das pensões.
Já a Dinamarca (3º) finaliza com nota A e pontuação geral 82. Lá é possível receber a aposentadoria de maneira antecipada, quando você estiver próximo (1 a 3 anos) da idade para se aposentar, entre 67 a 69 anos, segundo os dados da Comissão Europeia.
Fora da lista do top 10, os Estados Unidos (20º) terminaram com nota C+ e pontuação geral de 63,9. Portugal debutou na lista em 24º lugar, e o México recebeu destaque após as melhorias que vieram por conta das mudanças em seu sistema.
E finalmente o Brasil! Nosso país está na 31º posição, com a nota final C e recebendo em sua pontuação final a nota 55,8.
Fonte: Escola Educação (29/10/2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".