terça-feira, 31 de janeiro de 2023

TIC: As principais noticias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do Google, Microsoft, Amazon, TikTok, Rumble e Playdate

O Google publicou artigo sobre o MusicLM, uma inteligência artificial (IA) que cria música complexas a partir de descrições em texto. A IA foi treinada com dados de 280 mil horas de música e cerca de 1% deste material é protegido por direitos autorais e, portanto, não será disponibilizada ao público. Da sua parte, a Microsoft vem investindo pesado em IA, inclusive aliando a tecnologia ao seu buscador, o Bing, o que acendeu um sinal de alerta no Google. Na Amazon, funcionários têm usado o ChatGPT no trabalho e a empresa se pronunciou para que não sejam compartilhados dados sigilosos com a IA, já que a ferramenta conseguiu mimetizar fielmente materiais internos da companhia. (TecMundo e Estadão)

O TikTok tem futuro incerto nos EUA e, agora, na Europa. O aplicativo foi acusado de coletar dados de cidadãos americanos e influenciar usuários com conteúdo pró-China. Com reforço no lobby e mudança de processo, o problema parecia contornado, mas a ferramenta foi acusada de espionar jornalistas americanos. Na Europa, há grande debate sobre o uso do TikTok por jovens e também uma investigação em curso sobre transferência de dados de cidadãos europeus para a China. (Núcleo Jornalismo)

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, chamou as plataformas de mídia social de cúmplices da divulgação do discurso de ódio ao não moderarem seus algoritmos. E convocou a todos para que trabalhem na criação de proteções que sejam respeitadas. (UOL)

Influenciadores que tiveram suas redes sociais suspensas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por divulgação de discursos considerados antidemocráticos têm se refugiado no Rumble, uma plataforma de vídeos autointitulada “imune à cultura do cancelamento”. (UOL)

Playdate é o nome de um videogame portátil que cabe na palma da mão com uma pequena manivela que funciona como um dos controles dentro dos jogos. Assim que foi lançado, o Playdate vendeu 20 mil unidades em 20 minutos, a US$ 179 cada. Uma inovação do aparelho é que você não compra os jogos, mas assina o serviço (em um modelo semelhante à Netflix). A cada duas semanas, o assinante recebe um novo jogo surpresa. Além disso, a empresa criou um kit de desenvolvimento de jogos aberto e qualquer desenvolvedor pode criar games para o aparelho, e a linguagem de programação é a brasileira Lua, criada no Tecgraf da PUC-Rio. (Folha).

Fonte: Canal do Meio (30/01/2023)

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