sábado, 25 de fevereiro de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Netflix, Alibaba, TikTok e ChatGPT

Netflix reduz preço de planos em mais de 100 países em esforço para crescer - preços dos planos básicos em mercados do Sudeste Asiático e de outras regiões chegam a cair 50%, segundo a Ampere Analysis; Brasil fica de fora de redução.

Dona do Aliexpress demitiu 19 mil em 2022 - O grupo chinês Alibaba, dono da loja online Aliexpress, reduziu sua força de trabalho em cerca de 19.000 funcionários no ano passado, à medida que se adaptava a uma crise econômica global e mudou o foco para a eficiência de custos.

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), decidiu proibir o uso do TikTok nos celulares de seus funcionários. O objetivo, segundo o e-mail, é evitar o vazamento de dados confidenciais e aumentar a segurança cibernética dentro das estruturas do bloco. Essa proibição vem depois de o TikTok admitir que dados de usuários de todo o mundo podem ser acessados na sede do aplicativo, na China. Além da UE, o app também já foi banido em celulares oficiais de órgãos federais e de governos regionais dos EUA. (g1)

Um executivo do TikTok criticou a decisão da Comissão Europeia. Giacomo Lev Mannheimer, gerente de relações institucionais do aplicativo no sul da Europa, disse que o TikTok é uma plataforma global e não está presente apenas na China. “Nossos dados não estão na China, a gestão não está na China. Os investidores não são chineses e sempre declaramos publicamente que o governo chinês nunca nos pediu acesso aos dados e, se pedisse, não daríamos a eles", declarou o executivo. (Época Negócios)

Enquanto isso, o governo chinês restringiu o acesso ao popular chatbot ChatGPT, da empresa americana OpenAI. Segundo jornais locais, as empresas de tecnologia Tencent e o Alibaba receberam a recomendação de reguladores que restrinjam o acesso aos serviços do ChatGPT em suas plataformas, seja diretamente ou por terceiros. (Estadão)

Fonte: Bloomberg e Canal do Meio (24/02/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".