sábado, 11 de fevereiro de 2023

História: O lançamento do primeiro celular com câmera da Kyocera



Sorria, você está sendo filmado

Apesar das discussões sobre quem teria lançado o primeiro celular com câmera, o pioneirismo de aliar as duas tecnologias foi da companhia japonesa Kyocera. O VP-210 VisualPhone foi anunciado em maio de 1999, mas começou a ser comercializado em julho, depois de dois anos de desenvolvimento. Ao contrário do que se poderia imaginar, a câmera de 0,11 MP era frontal – ou de selfie, como conhecemos hoje. Mas isso tem um motivo: o VP-210 se tratava também do primeiro videophone móvel. Esse tipo de dispositivo era capaz de fazer videochamadas por meio da rede celular.

“Naquela época, os telefones celulares com recursos de comunicação de voz e SMS eram considerados apenas uma entre muitas ferramentas de comunicação pessoal. Um dia, uma ideia simples nos ocorreu. ‘E se pudéssemos conversar com a pessoa pretendida observando seu rosto na tela?’. Tínhamos certeza de que tal dispositivo tornaria as comunicações por telefone celular muito mais convenientes e agradáveis”, disse Kazumi Saburi, um dos gerentes do setor de pesquisa e desenvolvimento da Kyocera na época, ao Wireless Watch.

O dispositivo vinha até equipado com um suporte para que o usuário pudesse fazer as videochamadas ou tirar selfies o apoiando em alguma superfície. Era possível fazer no máximo 20 fotos, que podiam ser enviadas por e-mail diretamente do celular. O VP-210, com 155 gramas, foi lançado por 40 mil yens, o que se traduzia em aproximadamente US$ 325 na época. A sua tela LCD colorida de duas polegadas era capaz de processar dois frames de vídeo por segundo.

“Os usuários podem usar este telefone não apenas para falar visualmente com seus colegas, mas também poderão usá-lo para fins comerciais. Por exemplo, se um construtor leva esse telefone para um local em construção, ele pode mostrar como é o local para as pessoas na sede. Assim, podem fazer negócios verificando a situação em tempo real”, contou Hajime Kimura, executivo de marketing da Kyocera à CNN, na ocasião do lançamento.

Fonte: MobileTime (30/09/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".