O Ministério das Comunicações disponibilizou, por meio da Telebras, dez antenas portáteis de conexão à internet via satélite nas áreas afetadas pelas fortes chuvas no fim de semana na região de São Sebastião (SP), no litoral de São Paulo. O órgão informou ainda que foram oferecidos dois engenheiros para dar apoio e treinamento.
De acordo com o ministério, quatro das dez antenas vão chegar ao município ainda hoje (21). Cada equipamento tem a capacidade de garantir 20 megabits por segundo (Mbps) de conexão.
"Estamos todos juntos nesta iniciativa que tem por objetivo garantir o mínimo de condições para que as pessoas que foram atingidas pelas chuvas intensas e enxurradas possam se recuperar. Comunicação, especialmente pela internet, também é um direito que devemos assegurar. As antenas possibilitam a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas, por exemplo", explicou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por meio de nota.
O ministério informou que as antenas portáteis, as T3SATs, se conectam à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), operado pela Telebras. Segundo o órgão, o equipamento, disponibilizado em uma maleta, possibilita uma conexão com taxa de transmissão de 20 Mbps de download de 2 Mbps de upload. A antena tem 76 cm de diâmetro. O dispositivo conta ainda com bateria para uso em períodos de falta de energia, com duração de até oito horas. O modem que equipa a T3SAT possui Wi-Fi embarcado e pode ser conectado a aparelhos celulares e computadores.
Com as fortes chuvas em São Sebastião, parte das redes de telefonia celular pararam de funcionar, deixando a população e equipes de resgate sem comunicação.
Fonte: Valor (21/02/2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".