sábado, 25 de fevereiro de 2023

 


Com aparelhos de fiscalização, Anatel ajuda a encontrar vítimas em São Sebastião

Anatel enviou fiscais munidos com sensores capazes de identificar sob lama e escombros o sinal de celulares ainda em funcionamento. Ação resultou no salvamento de 3 crianças.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está apoiando as equipes de resgate que fazem buscas por vítimas da tragédia dos deslizamentos de terra na região de São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, nos últimos quatro dias.

Servidores da Superintendência de Fiscalização ajudam nas buscas com equipamentos que normalmente são dedicados à identificação de interferências. São analisadores de espectro, aparelhos que detectam emissões eletromagnéticas capazes de prejudicar serviços licenciados, como rádio, TV e telefonia móvel. Acoplada a esses analisadores há uma antena diretiva, que serve para identificar a direção de um sinal detectado pelo sensor.

Funcionários da agência perceberam a viabilidade do uso desses equipamentos nos trabalhos das equipes de resgate para a localização de vítimas.

Isso é possível porque aparelhos celulares ligados tentam se comunicar constantemente com as estações de transmissão das operadoras, mesmo onde não há sinal disponível. Utilizando os sensores, os fiscais conseguem encontrar locais embaixo da terra onde há dispositivos ainda em funcionamento e assim acionar as equipes de resgate.

O trabalho da Anatel em São Sebastião resultou, até o momento, na localização de cinco corpos e no salvamento de três crianças. Os servidores apontaram locais onde detectaram sinal de celular para as forças de resgate, que com cães farejadores confirmaram a existência de pessoas sob os escombros e chamaram as equipes de escavação.

Há ainda entre 38 e 57 pessoas desaparecidas, no entanto. Os trabalhos devem continuar. Até o fechamento desta reportagem, havia 48 mortos na tragédia.

Internet por satélite

A área do litoral Norte foi visitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira, 20. Ontem, 21, o Ministério das Comunicações emitiu nota informando o envio de antenas da Telebras para provimento emergencial de internet por satélite às áreas atingidas. Foram enviadas, diz, 10 antenas a São Sebastião. Dois engenheiros da estatal estão na cidade para dar suporte e treinar equipes no uso dos links.

“As antenas possibilitarão a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas, por exemplo”, disse o ministro Juscelino Filho.

Os equipamentos são os chamados Terminais Transportáveis Telebras por Satélite (T3SAT), que se conectam à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O equipamento portátil vem dentro de uma maleta de 97 cm de altura e 82 cm de largura, com espessura de 32 cm. Possibilita uma conexão com taxa de transmissão de 20 Mbps de download de 2 Mbps de upload.

A antena que acompanha o sistema tem 76 cm de diâmetro. O dispositivo tem bateria para uso em períodos de falta de energia, com duração de até oito horas. O modem que equipa a T3SAT possui WiFi embarcado, ao qual podem ser conectados aparelhos celulares e computadores.

Deslizamentos afetaram os serviços das teles

Operadoras confirmam instabilidade nas cidades afetadas. Chuva matou 48 pessoas, e há outras desaparecidas. Estradas bloqueadas e riscos de novos deslizamentos dificultam trabalhos.

TIM

Procuradas, as operadoras evitam dar detalhes do quanto suas redes foram afetadas. Por nota, a TIM confirma oscilações e diz que há estruturas atingidas em áreas de difícil acesso. Conta que a maioria das antenas que possui no litoral Norte fica justamente em São Sebastião, a cidade mais afetada pelas chuvas.

“A TIM está trabalhando com toda força, com toda a equipe disponível no litoral norte de SP, para restabelecer serviços de voz e dados na região o mais rápido possível. Contudo, várias vias estão com acesso restrito, permitindo a passagem prioritária de equipes de resgate ou da Defesa civil. A TIM conta hoje com mais de 400 antenas em 5 cidades da região, sendo a grande maioria em São Sebastião, a cidade mais afetada pelas fortes chuvas.”

Vivo

A Vivo informa que seus serviços de voz e dados foram restabelecidos em boa parte das regiões afetadas. “A empresa segue atuando initerruptamente para retomar completamente a operação nas demais localidades e mantém suas equipes técnicas em toda a região. A companhia ressalta que vem utilizando meios alternativos para chegar às áreas ainda de difícil acesso”, diz.

Claro

Na mesma linha, a Claro diz que já opera perto da normalidade, exceto nas áreas onde o estrago é maior. “A Claro informa que a sua rede está funcionando próximo da normalidade no Litoral Norte de São Paulo, sendo que opera com mais de 95% de seus sites. Novos casos específicos estão sendo tratados pontualmente”.

A empresa esclarece que os seus clientes podem ter tido dificuldades para acessar os serviços por conta de rompimento de fibra, ocasionada por quedas de árvores, e também pela falta de energia, causada pelas fortes chuvas na região. Ressalta que, mesmo com acesso limitado em alguns locais interditados, “esteve e está em contato com a companhia de energia elétrica e com equipes técnicas atuando para que os serviços fossem restabelecidos no menor tempo possível”.

Afirma ainda que vai conceder bônus gratuito de internet móvel para todos os clientes da região pelos próximos 7 dias.

“A Claro se solidariza com a população atingida pelas fortes chuvas na região. A operadora irá conceder um bônus gratuito de internet móvel para todos os clientes da região, inclusive para linhas pré-pagas ativas e sem crédito no momento. O bônus tem validade de 7 dias e oferece 5GB, que pode ser utilizado também em aplicativos de mensagem, buscando auxiliar nas comunicações emergenciais necessárias nesse momento.”

Conexis

A Conexis Brasil Digital, organização que representa Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo, afirma que as equipes de manutenção estão trabalhando conforme são liberadas pela defesa civil, uma vez que a locomoção é precária e traz riscos aos técnicos.

“As operadoras de telecomunicações seguem atuando em razão dos impactos das fortes chuvas nos municípios do litoral de São Paulo e trabalhando para o reestabelecimento dos serviços prejudicados. As equipes estão trabalhando conforme as orientações da Defesa Civil e das prefeituras locais para realizarem as manutenções no menor tempo possível, em segurança, para o reestabelecimento dos serviços”, diz a Conexis sobre como as chuvas afetaram os serviços telecom no litoral Norte.

Fonte: Tele.Síntese (22/02/2023)

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