O ChatGPT já tirava suas dúvidas, corrigia suas frases e traduzia o que era pedido. Em breve, ele poderá planejar sua viagem, seus jantares e executar a sua lista de tarefas
É para isso que a Operator, função nova do chatbot, foi criada. Ela realiza funções autônomas em nome dos usuários dentro dos navegadores, segundo explicação da OpenAI.
Como assim?
Ele pode navegar pela internet, preencher formulários, reservar hotéis e restaurantes, entre outras funções.
Imagine o seguinte cenário: você deseja viajar nas férias, mas não tem tempo para planejar. Então, dá as datas, pede as passagens mais baratas sem escalas e os hoteis com o melhor preço em bairros centrais. Depois de algum tempo, o Operator retorna com tudo pronto.
Você só precisa confirmar e pagar.
↳ Se quiser, ele permite que você refaça o caminho feito por ele e navegue pelas abas que ele navegou.
Quem pode usar?
Por enquanto, o sistema só está disponível para os assinantes do ChatGPT Pro, que custa US$ 200 (R$ 1.168) mensais.
O lançamento para o plano Plus, que é um pouco mais barato, deve vir em breve.
Em termos técnicos…esse tipo de IA chama-se agente. Eles podem usar tipos de softwares diferentes dos que um chatbot usam.
↳ Chatbots são estilos de IA como o ChatGPT (OpenAI) e o Gemini (Google), que respondem às demandas em uma conversa.
Ele erra?
Sim. O Operator não é totalmente autônomo.
Às vezes, o usuário precisa corrigir ações e fornecer solicitações ou sugestões adicionais. Para alguns sites, é necessário preencher nomes de usuário e senhas. No entanto, a OpenAI afirmou que não armazena essas informações privadas.
A empresa coleta dados para analisar a interação do sistema com os usuários e o acesso a sites em seu nome. Essas informações podem ser utilizadas no aprimoramento e no treinamento de futuras versões do Operator.
Tecnologia
O Operator é baseado na mesma tecnologia que sustenta o ChatGPT, que pesquisadores de IA chamam de rede neural —um sistema matemático capaz de aprender habilidades ao analisar enormes volumes de dados.
Fonte: Folha de SP (03/02/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".