quinta-feira, 2 de outubro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Amazon, OpenAI e uso de IA no serviço público

A Amazon anunciou grandes novidades sobre toda a sua linha de hardware em um evento nesta terça-feira. Entre os destaques, estão os novos displays inteligentes Echo Show, com modelos de 8 e 11 polegadas, câmeras de 13 megapixels com visão grande angular para detectar melhor as pessoas no ambiente, além de vir com a assistente Alexa Plus, alimentada por IA. O alto-falante inteligente Echo Dot Max chega mais potente, com três vezes mais graves em comparação com o Echo Dot básico, enquanto o Echo Studio está menor e mais poderoso, com suporte a áudio espacial e Dolby Atmos. A companhia também está lançando três novos Kindle Scribes, um deles com tela colorida. (The Verge)

A OpenAI está lançando o Sora 2, um gerador de áudio e vídeo sucessor da primeira versão do ano passado, que chega vinculado a um aplicativo de rede social chamado Sora. A plataforma inclui controles parentais via ChatGPT, permitindo desativar a personalização algorítmica e gerenciar quem pode enviar mensagens diretas aos menores. Os exemplos de vídeos divulgados pela companhia são mais realistas do que a versão anterior, demonstrando melhor compreensão das leis da física. Depois que os vídeos são gerados, eles podem ser compartilhados em um feed dentro do Sora, semelhante ao TikTok ou Reels do Instagram. O app para iOS já está disponível apenas para convidados nos EUA e Canadá, devendo chegar a outros países em breve. (TechCrunch)

O governo federal vai lançar um projeto de R$ 390 milhões ao longo de quatro anos para ampliar o uso de inteligência artificial no serviço público brasileiro. A iniciativa inclui a criação de um Núcleo de IA, um ambiente digital que reunirá ferramentas e métodos à disposição dos servidores para propor soluções de IA, mesmo para os que não tenham facilidade com programação. O objetivo é criar desde automações a sistema que integrem grandes bases de dados. (UOL)

Fonte: Meio (01/10/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".