terça-feira, 27 de janeiro de 2026

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre controle de acesso nos apps da Meta, da Tesla e uma ação contra a Meta

A Meta anunciou na sexta-feira que está suspendendo o acesso de adolescentes aos seus personagens de IA em todos os seus aplicativos globalmente, pretendendo desenvolver uma versão atualizada para este público. Quando lançados, os novos personagens de IA darão respostas adequadas à idade e se concentrarão em tópicos como educação, esportes e hobbies, além de ter controles parentais integrados. A informação é revelada dias antes do início de um julgamento contra a companhia no Novo México, no qual a empresa é acusada de não se esforçar para proteger crianças da exploração sexual em seus aplicativos. (TechCrunch)

Antes padrão em veículos novos da marca, a Tesla desativou o recurso de assistência ao motorista Autopilot na tentativa de direcionar os clientes para seu novo sistema de direção autônoma completa (FSD, na sigla em inglês), agora disponível apenas por assinatura. A montadora removeu o Autopilot básico que por padrão vinha gratuitamente nos Model 3 e Model Y na América do Norte, passando a custar US$ 99 por mês para assinar o FSD. A Tesla vai continuar vendendo seus veículos com o recurso de Controle de Cruzeiro Adaptativo, que respeita o limite de velocidade designado e mantém uma distância segura dos carros à frente, como item de série. (The Verge)

Brasil, Austrália, Índia, México e África do Sul estão entre os países que ingressaram com uma ação nos Estados Unidos contra a Meta. O processo corre em um tribunal federal da Califórnia e contesta a forma como a empresa descreve a privacidade do WhatsApp. Segundo a ação, a Meta e o aplicativo armazenam, analisam e podem acessar mensagens que seriam apresentadas aos usuários como protegidas por criptografia de ponta a ponta. A empresa de Mark Zuckerberg nega as acusações, chama o caso de “frívolo” e diz que o WhatsApp usa, há uma década, criptografia de ponta a ponta baseada no protocolo Signal. (Bloomberg)

Fonte: Meio (26/01/2026)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".