quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias de novo inquérito contra a Meta, novidades da Apple e vídeo sobre novidades da CES 2026

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu um inquérito administrativo contra a Meta para apurar suspeitas de abuso de posição dominante após mudanças nos termos do WhatsApp que passaram a restringir o uso de ferramentas de inteligência artificial de terceiros na plataforma. Com as novas regras, serviços como ChatGPT e Copilot deixaram de funcionar no aplicativo, enquanto a Meta mantém sua própria ferramenta de IA integrada ao WhatsApp, além de Instagram e Facebook. Segundo o órgão, há indícios de práticas anticoncorrenciais com efeito excludente, o que levou à suspensão preventiva dos novos termos até a conclusão da análise. Após o anúncio, um porta-voz do WhatsApp afirmou que as acusações “são fundamentalmente equivocadas” e disse que chatbots de IA podem sobrecarregar sistemas. (g1)

A Apple apresentou nesta terça-feira o Creator Studio, um novo pacote de softwares criativos por assinatura que aprofunda a estratégia da empresa de crescer via serviços pagos e receita recorrente. Por US$ 12,99 por mês ou US$ 129 por ano, o pacote reúne ferramentas profissionais como Final Cut Pro, Logic Pro e Pixelmator Pro para Mac e iPad, agora apenas com uma única assinatura voltada a criadores, estudantes e profissionais. A assinatura será lançada na App Store em 28 de janeiro. O combo também adiciona recursos premium e funções com inteligência artificial aos aplicativos de produtividade da empresa, como o Keynote, Pages e Numbers, enquanto o Freeform ganhará melhorias mais adiante. (Reuters)

Meio em vídeo. No Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre os lançamentos de tecnologia que já aconteceram em 2026. No papo, comentam sobre a Consumer Electronics Show, evento de tecnologia em Las Vegas que apresentou novos produtos da indústria tecnológica como robôs aspiradores que sobem escada, anéis fitness, Legos inteligentes e até o novo modelo de linguagem do ChatGPT. Não perca, nesse link! (YouTube)

Fonte: Meio (14/01/2026)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".