terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Sistel divulga rentabilidade de seus planos em DEZEMBRO e do ano de 2025 e Aposentelecom os analisa

 


Apesar de todos 5 planos analisados terem batido a meta (que foi baixa em 2025), consolidado da Sistel em 2025 ficou abaixo das outras EFPCs, que arriscaram mais

A partir de hoje o Blog Aposentelecom passará a informar adicionalmente o patrimonio mensal de cada plano analisado (os 5 planos patrocinados pelo CPQD), assim como o rendimento consolidado da Sistel considerando esses 5 planos, de forma a melhor comparar os rendimentos mensais da Sistel frente a média de rendimento consolidado do conjunto de EFPCs analisadas pela auditoria Aditus, também publicado mensalmente nesse blog. 

Até o mês passado calculávamos a média aritmética dos 5 planos Sistel, sem levar em consideração o número de participantes ou o patrimonio de cada plano. A partir de agora seguiremos o modelo adotado pela Previc, ou seja, a rentabilidade consolidada da entidade considerará o valor do patrimonio de cada plano da Sistel. Como o plano da Sistel de maior patrimonio é o PBS-A (quase 90% da Sistel), o patrimonio consolidado mensal da Sistel ficará sempre próximo ao valor daquele plano, conforme pode ser observado na planilha abaixo.

Outra novidade a ser implantada em nossa análise mensal de rendimentos e desempenho, é a inclusão de gráficos mostrando apenas os planos que vêm tendo seus patrimonios reduzidos mês a mês, no caso, os planos PAMA e PBS-A.

Os desempenhos dos 5 planos abaixo (coluna Cobertura da Reserva Matemática), que indicam se o plano apresentou sobras ou déficit, ainda não foram fornecidos devido a Sistel não ter divulgado ainda os Relatórios de Desempenho de dezembro, que anualmente só são publicados após a 1ª reunião do CD Sistel.

Em termos de rentabilidade no ano de 2025 observamos que o InovaPrev atingiu o melhor rendimento de 13,79%, bem próximo ao CDI (14,31%) do mercado financeiro. Logo depois vieram o PBS-CPqD, CPqDPrev, PAMA e por último o PBS-A, com rendimento anual de 9,86%, mas que não preocupa seus participantes pelo tamanho de suas reservas.


Evolução Patrimonial

PBS-A

PAMA

Observa-se que desde abril de 2025 os patrimonios dos planos PBS-A e PAMA vêm caindo bem vagarosamente, sendo que a preocupação recaía somente no PAMA por seu déficit, mas que depois dos aumentos pagos somente pelos usuários em dezembro, já iniciou sua recuperação. O problema no PAMA surgirá quando o deficit de 2025 começar a ser pago em 2026. Assim que os Relatórios de Desempenho dos planos de dezembro forem publicados pela Sistel saberemos o tamanho desse déficit a ser pago, como e por quem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".