Hoje com notícias do mercado de BL fixa e outros destaques de telecom
O mercado de Banda Larga Fixa está se consolidando?
- A consolidação do mercado de banda larga fixa no Brasil, com grandes players passando a responder pela quase totalidade do mercado, não está acontecendo no país.
- As 31 prestadoras com mais de 100 mil acessos banda larga fixa respondiam por 66% dos acessos em ago/25, menos que os 71% em 2020 com 17 prestadoras.
- Os acessos do grupo das prestadoras entre mil e 100 mil acessos cresceram 107% neste período e o das prestadoras com menos de mil acessos 41%, enquanto que os acessos do conjunto das prestadoras com mais de 100 mil acessos cresceram 24%.
- O que se observa é uma tendência do mercado se manter fragmentado com um fortalecimento das prestadoras entre 1 mil e 100 mil acessos.
Mais Destaques
- O Brasil concluiu a migração da TV Aberta para sinal digital com o desligamento das últimas transmissões analógicas no País.
- 81% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar um valor adicional na fatura mensal para ter acesso a conexão de smartphones diretamente a satélites (D2D). (Viasat/GSMA)
- A Anatel deu início ao processo de redução do número de áreas locais da telefonia fixa que passarão de 4.118 para 67 áreas locais correspondentes aos DDDs, como acontece no móvel.
- Foi definida a composição do consórcio que irá explorar a Infovia 02, Que conecta Tabatinga às demais Infovias do Norte Conectado: Claro, Future Digital, Global Fiber Brasil, Instituto de Tecnologia e Inovação Evereste, Ozônio Telecomunicações, Vivo e TIM.
- O Conselho Gestor do FUST decidiu que só aprovará a utilização de recursos do fundo para financiar a implantação de 4G em localidades se o projeto incluir também a ativação de 5G nestas localidades.
Resultados 2025
- 10/02: TIM
- 24/02: Vivo
Eventos 2026
- 2 a 5/03: MWC
- 28 e 29/04: MVNO Nation Miami
- 6 a 8/05: Abrint
Fonte: Blog Teleco e E. Tude (11/01/2026)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".