terça-feira, 13 de janeiro de 2026

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do xAI, que gerava imagens sexualizadas e do DeepSeek, que lança novo modelo para programação

Após diversas críticas e pressão regulatória na Europa, a xAI, startup de IA de Elon Musk, restringiu a geração de imagens do chatbot Grok no X apenas a assinantes pagos. A ferramenta vinha sendo usada para criar e editar imagens sexualizadas, inclusive de mulheres e crianças, o que levou autoridades europeias a classificarem o conteúdo como ilegal e a cobrarem explicações da plataforma. No X, o Grok passou a negar pedidos desse tipo a usuários gratuitos, enquanto o aplicativo independente do chatbot segue permitindo a geração de imagens. (Reuters)

Aliás, após levar uma multa de € 120 milhões da União Europeia e ser alvo de investigação por viés algorítmico e extração indevida de dados, Elon Musk prometeu em uma publicação abrir o código do algoritmo de sua plataforma X, incluindo os sistemas que recomendam posts e anúncios. Segundo ele, o código será publicado em sete dias, com atualizações a cada quatro semanas e notas explicativas para o público. (Reuters)

A startup chinesa DeepSeek deve lançar em fevereiro seu modelo de próxima geração, o V4, com foco em tarefas de programação. Testes internos indicam que o novo sistema pode superar concorrentes ocidentais em codificação e no processamento de instruções de código muito longas, algo valioso para projetos de software complexos. A empresa ganhou projeção internacional no ano passado após elogios a modelos anteriores e é vista como parte fundamental do esforço da China para construir um ecossistema próprio de inteligência artificial. (The Information)

Fonte: Meio (12/01/2026)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".