segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Fundos de Pensão: O papel das Associações de Aposentados, suas Federações e dos Conselheiros Eleitos no trato da transparência, subordinação e comunicação com os participantes



AMBEP (Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros, espécie de Federação que congrega 35 associações regionais sem qualquer vínculo sindical-político-partidário), por solicitação e convite de Conselheiro Deliberativo recém Eleito e por ela patrocinado nas últimas eleições, participará de reunião do GT Petrobras para discutir um novo Plano de Equacionamento do Déficit (PED) da Petros, fundo de pensão da Petrobras

Vide a mensagem enviada pelo Conselheiro Deliberativo recém Eleito a todos participantes e assistidos da Petros:

"Prezados Participantes e Assistidos, venho por meio desta nota esclarecer alguns pontos acerca da reunião que ocorrerá na PETROS no próximo dia 15.
Na condição de conselheiro eleito para ocupar uma vaga no Conselho Deliberativo da PETROS, a partir de 26/11/19, fui contatado, na última terça-feira (08), pelo Sr. Bruno Dias, atual presidente da PETROS, o qual me convidou para participar de uma reunião com ele e gestores da PETROS no último dia 09.
Aceitei o convite e pelo fato de não residir no Rio de Janeiro, a reunião foi realizada no dia agendado, porém por videoconferência.
Na referida reunião, foi apresentada pelo Bruno, uma nova proposta de Plano de Equacionamento, a qual já havia sido apresentada aos conselheiros Tedesco e Norton, esse último também eleito para o mandato 2019-2023.

Ao final da reunião Bruno reforçou a necessidade de mantermos a confidencialidade do assunto, como também, convidou-me a participar de uma reunião que será realizada no dia 15/10, na qual a proposta de um novo PED será apresentada às Federações.
Ato contínuo, por termos a nossa candidatura nascida e patrocinada pela AMBEP, bem como pelo fato de que o resultado das eleições mostrou que aproximadamente 50% dos votos foram dados às chapas da AMBEP, solicitei a ele que convidasse um representante da AMBEP para participar da referida reunião, o que foi aceito, sendo pedido por ele um tempo para alinhar o assunto com as demais partes envolvidas.
Na manhã de sexta-feira (11), quando ainda aguardava a confirmação da reunião, bem como da participação da AMBEP, recebi um áudio no qual o conselheiro Paulo César comunica sobre a reunião do próximo dia 15, citada anteriormente, porém acrescenta que a mesma será do GT criado pela PETROBRAS, com a participação, “em caráter excepcional”, minha e de um representante da AMBEP. Ao final do mesmo dia, recebi uma ligação do Bruno, confirmando a participação da AMBEP, apesar das dificuldades encontradas, bem como que a reunião seria do GT, por orientação da PETROBRAS, visando facilitar o eventual trâmite da proposta, haja vista que o GT foi criado com o objetivo de buscar alternativas ao PED atual.

Diante disso, comuniquei, na tarde da mesma sexta-feira, os fatos ao Presidente da AMBEP, Júlio Guedes, e alinhamos que seu assessor, Pedro Carvalho, o qual participa do Fórum Ampliado do GT, será o representante da AMBEP que me acompanhará na reunião do próximo dia 15.
Ciente da ansiedade de todos quanto ao que estará sendo proposto, face à situação que estamos vivendo, deixo aqui meu compromisso de que tão logo possa ser divulgada alguma informação o faremos.
Isto posto, aproveito para informar que, em conjunto com aqueles que nos apoiaram nesta campanha, estamos nos estruturando para manter canais de comunicação com os participantes e assistidos da PETROS, e tão logo tenhamos isso definido daremos a devida divulgação.
Sendo que é o que tenho para o momento, encerro reafirmando nosso compromisso de campanha no sentido de dar transparência à nossa gestão, sempre com a constância de propósito de defendermos os interesses dos participantes e assistidos da PETROS.
Um forte abraço,
José Roberto - Conselheiro Eleito"

Fonte: SOS Petros e Discrepantes (14/10/2019)

Nota da Redação: Este é o verdadeiro exemplo do papel íntegro de um Conselheiro Eleito e da forma como deve agir frente as Associações e Federação que o ajudaram a se eleger e junto aos participantes e assistidos, tanto os que o elegeram, como todos aqueles que agora são representados por ele.

É lamentável não vermos esse exemplo e esse tipo de atuação nas entidades mais próximas de nosso ciclo de convivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".