quinta-feira, 24 de outubro de 2019

INSS: Como calcular quanto falta para se aposentar?


No site e no aplicativo Meu INSS é possível simular o tempo que falta para a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição

Com a reforma da previdência, milhares de trabalhadores devem estar se perguntando: 

  • Quanto tempo falta para me aposentar? 
  • Como saber o tempo de contribuição ao INSS? 

Pois saiba que no site e no aplicativo Meu INSS, os segurados conseguem saber quanto tempo de contribuição têm e podem simular quanto tempo ainda falta para se aposentar.

Para ter acesso ao sistema é necessário fazer login. Para isso é preciso fazer um cadastro informando CPF, nome completo, telefone celular (para poder receber o SMS) e email. É só clicar em "Crie sua conta" e se cadastrar.

O sistema fará cinco perguntas aleatórias sobre o histórico de trabalho e de contribuições, como qual o ano de admissão do seu último emprego e em quais empresas trabalhou.

Para facilitar, tenha a carteira de trabalho ou os carnês de contribuição em mãos. Após responder às questões, você receberá uma senha e pode fazer login no site.

Extrato previdenciário
Faça o login para carregar todos os vínculos empregatícios considerados pelo INSS e checar se algum período de trabalho não foi contabilizado. Esta informação consta no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) que fica no menu do lado esquerdo da tela.


Se algum período de contribuição não aparecer no CNIS ou quando for pedir a aposentadoria, será preciso comprovar esse tempo que não aparece nos registros.

Simulação
O site oferece duas opções de simulação do tempo que falta para se aposentar: 
por tempo de contribuição ou por idade. 
Basta clicar em "Simulação de Aposentadoria" no menu do lado esquerdo da tela.


Ao clicar em "simular", será detalhado o tempo total de contribuição em anos, meses e dias. Se escolher "detalhar", o sistema gerará um arquivo em formato PDF em que é possível ver também o período de trabalho em cada empresa.

Se tiver qualquer problema ou dúvida, você pode ligar para o número 135 ou ir a uma agência do INSS.

Sem login, você também pode fazer as contas manualmente, inserindo cada período de trabalho.

Fonte: Valor Investe (23/10/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".