quinta-feira, 13 de abril de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre regulação da internet, WhatsApp, Metaverso e ChatGPT

A China, por meio do seu principal órgão regulador de internet, propôs regras de controle a ferramentas de inteligência artificial (IA) similares ao ChatGPT. A decisão vem após o anúncio da gigante do comércio eletrônico Alibaba, que apresentou sua própria IA generativa para os aplicativos do grupo. De acordo com a proposta do governo chinês, as empresas terão de passar por uma revisão de segurança do órgão antes de fornecer serviços do tipo. Além disso, elas serão responsáveis pelo conteúdo gerado pelas IAs. O sistema ChatGPT não está disponível no país, mas tem sido alvo de debates enquanto os gigantes de tecnologia chineses, tais como Baidu e Tencent, competem para desenvolver ferramentas equivalentes. (Época Negócios e g1)

O WhatsApp liberou ontem os pagamentos feitos via cartão de crédito, débito e pré-pago no aplicativo. A novidade vale para compras realizadas por pessoas físicas em vendedores e pequenas empresas que utilizam o WhatsApp Business e aceitam receber pelos sistema de Cielo, Mercado Pago e Rede. Segundo a Meta, dona do WhatsApp, a função será lançada de maneira gradual e por isso pode demorar alguns meses para ser 100% concluída. O WhatsApp Pagamentos foi lançado em 2020, mas a opção de pagar usando cartões só foi disponibilizada em março deste ano, após liberação do Banco Central. (TechTudo).

Metaverso: o que aconteceu com a inovação que iria mudar o mundo? O metaverso, um ambiente imersivo e 3D no qual as pessoas interagem por meio de avatares, parece um pouco mais nítido e vibrante do que há mais de um ano. Os visitantes do Horizon Worlds, aplicativo de realidade virtual da Meta, são geralmente bem comportados, e os aplicativos do tipo foram até mesmo uma fonte de apoio emocional para muitos. Mesmo assim, ainda parece um hobby de nicho. Poucos estão falando sobre suas experiências no metaverso em plataformas de mídia social como Twitter ou TikTok.

Apenas neste ano, a América Latina contribuiu com um total de 303 milhões de visitas ao ChatGPT, o chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, impulsionando uma corrida global para usar a ferramenta à medida que mais empresas tentam explorar suas capacidades. Estima-se que 10% das visitas este ano tiveram origem na América Latina e que o ChatGPT chegou a 1,6 bilhão de visitas a cada mês até março.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (12/04/2023)


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