Hoje com notícias da regulação das big techs, Google, Ispace, Apple, Alibaba e Microsoft
A União Europeia (UE) divulgou ontem uma lista com 17 de empresas de tecnologia que passarão por uma regulação a partir de agosto. As regras devem impactar de forma inédita plataformas como TikTok, Amazon, Google, Microsoft e Instagram. As novas obrigações incluem a necessidade de as plataformas compartilharem algoritmos com especialistas da UE, rotularem todos os anúncios e informarem aos usuários quem os está promovendo, além de garantirem um alto nível de privacidade, segurança e proteção de menores de idade, entre outras regras. As empresas que não cumprirem a lei terão de pagar multas que podem chegar a 6% do faturamento global. (g1)
Por falar em Google, a Alphabet, controladora da ferramenta de buscas, registrou um lucro líquido de US$ 15,05 bilhões no primeiro trimestre. O resultado representa uma queda de 8,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, mas superou as estimativas do mercado. Já a receita líquida da companhia cresceu 2,6%, para US$ 69,8 milhões. Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, atribuiu o crescimento da receita ao “bom desempenho da ferramenta de busca do Google e ao impulso no Google Cloud”. A unidade de nuvem registrou lucro pela primeira vez. (Valor Investe)
A missão da startup japonesa Ispace ontem transformaria a companhia na primeira empresa privada a pousar na Lua. O resultado não saiu como o planejado. Perto do horário previsto, o módulo Hakuto-R chegou a tocar a superfície lunar, mas a aeronave perdeu a comunicação com os controladores, que não puderam confirmar o pouso. A Ispace afirmou que já planeja uma segunda missão, marcada para o próximo ano, envolvendo um novo pouso lunar e uma implantação de seu próprio rover na Lua. A missão de ontem colocaria a startup à frente da SpaceX e da Blue Origin, empresas que competem para ser a primeira a chegar à Lua. (Época Negócios)
Apple planeja inteligência artificial para dar dicas de saúde e rastrear emoções. Objetivo é usar IA e dados de um Apple Watch para dar sugestões e criar programas de coaching de bem-estar sob medida para usuários por meio de aplicativo.
O Alibaba Group decidiu reduzir em até 50% o preço de seus serviços de nuvem para atrair os usuários de rivais como a Tencent, que concorre para fornecer a estrutura necessária para treinar modelos de inteligência artificial generativos, como o ChatGPT da OpenAI.
Microsoft bate expectativas com crescimento de serviço em nuvem. O crescimento do serviço em nuvem da Microsoft veio melhor do que o esperado para o período encerrado em março e a big tech não só atingiu como superou as expectativas dos analistas. O lucro e as vendas do terceiro trimestre da Microsoft superaram as projeções impulsionados pela demanda corporativa resiliente por seu software e pelos serviços de computação em nuvem. As ações subiram quase 7% nas negociações do after market na Nasdaq.
Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (26/04/2023)
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