quarta-feira, 26 de abril de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias da Apple, Grilo, Uber Moto, Twitter e IA

A Apple obteve ontem uma decisão favorável no processo movido pela Epic Games. Uma corte de apelações dos EUA decidiu que as regras da App Store não violam as leis antitruste. Por outro lado, foi determinado que a Apple não pode manter regras que impeçam os usuários de conhecerem opções de pagamento alternativas. Apple e Epic Games brigam nos tribunais desde 2020, quando a dona do iPhone removeu o Fortnite da App Store, depois que o aplicativo permitiu que os usuários fizessem compras dentro do jogo, usando o processador de pagamento da Epic e evitando a comissão de até 30% paga à loja da Apple. Com o Fortnite banido da loja, a desenvolvedora de jogos decidiu processar a big tech, alegando “ações injustas e anticompetitivas”. (The Verge)

Os tuk-tuks da startup Grilo mal estrearam em São Paulo. Uma semana após começar a circular na cidade, a prefeitura suspendeu, na sexta-feira, o serviço dos triciclos. A decisão teve como base um decreto municipal que proíbe o uso de motocicletas em aplicativos de carona. A Grilo, que começou a operar na capital em 13 de abril, acatou o pedido. Recentemente, a Prefeitura de São Paulo também proibiu o Uber Moto, que oferecia caronas em motocicletas. Até a suspensão, a Grilo operava em cinco bairros da região central, com 20 triciclos elétricos. A empresa afirma que atende a todas as exigências da legislação para oferecer o serviço na cidade. (Folha)

E a polêmica do selo azul no Twitter continua. Após remover as verificações de quem não assina o Twitter Blue, a plataforma devolveu a marcação azul a algumas contas com alto número de seguidores, incluindo as de várias personalidades mortas, como Michael Jackson, Chadwick Boseman, Paul Walker, além dos brasileiros Paulo Gustavo, Pelé e Marília Mendonça. Ao passar o mouse sobre os tiques azuis destes perfis, o usuário encontra a mensagem de que foram verificados porque estão inscritos no Twitter Blue e tiveram seu número de telefone checado, sugerindo que os famosos já falecidos aderiram ao novo pacote da empresa. (Época Negócios) 

Europa se arma ante avanço do ChatGPT e da IA. A Espanha assumirá um papel-chave no cenário internacional a partir do segundo semestre: presidirá o Conselho da União Europeia. Isso significa que, em um momento disruptivo para a sociedade e as tecnologias, o país ibérico vai liderar todo o desenvolvimento do primeiro regulamento da Inteligência Artificial (IA) em âmbito global. Uma das principais artífices na Espanha desta proposta de lei é Carme Artigas, Secretária de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial, órgão vinculado ao Ministério de Economia, que falou com exclusividade à Bloomberg Línea.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (25/04/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".