quarta-feira, 19 de abril de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre a SpaxeX, Sega, Apple e ChatGPT

O primeiro voo de teste do foguete mais poderoso da História, o Starship, da SpaceX, foi cancelado ontem. O lançamento estava programado para ocorrer a partir das 9h (em Brasília) no Sul do Texas. O cronograma atrasou e indicava que o lançamento ocorreria às 10h20. Alguns minutos antes, porém, a SpaceX detectou um problema de pressurização em um dos lançadores. Dono da empresa espacial, o bilionário Elon Musk afirmou que uma nova tentativa será feita em alguns dias. No futuro, o objetivo é que o foguete leve astronautas a Lua e Marte. A Starship também já foi escolhida pela Nasa para levar astronautas de volta à superfície da Lua na missão Artemis 3, prevista para o fim de 2025. (Estadão)

A japonesa Sega, dona do Sonic, agora também é dona do Angry Birds. A empresa anunciou ontem a aquisição da finlandesa Rovio, criadora dessa e de outras franquias de sucesso em dispositivos móveis. O negócio, de US$ 775,2 milhões, precisa passar pela aprovação de órgãos reguladores e só deve ser finalizado no começo de 2024. Fundada em 2003 na Finlândia, a Rovio atingiu o sucesso mundial com o Angry Birds no início da década de 2010. Entretanto, o crescimento da empresa especializada em jogos para celulares estagnou depois disso. Segundo comunicado oficial, a Sega está interessada no potencial do mercado de jogos mobile. (Tecmundo)

Techs na onda dos serviços financeiros. A Apple introduziu uma conta de poupança de alto rendimento em parceria com o Goldman Sachs, em uma ação estratégica para atrair clientes financeiros dos EUA. A nova oferta permitirá que os usuários do Apple Card obtenham um rendimento anual de 4,15%, mais de 10 vezes a média nacional. A medida impulsiona a influência da big tech no setor financeiro, aumentando a pressão sobre as instituições que tentam proteger sua carteira de clientes. Ontem, a Bloomberg Línea detalhou os planos da Meta para crescer como meio de pagamento de consumidores a pequenas e médias empresas na América Latina. 

ChatGPT interpreta comunicados do Fed. A primeira onda de pesquisas acadêmicas aplicando o ChatGPT ao mundo das finanças está chegando. E, a julgar pelos primeiros resultados, o hype dos últimos meses é justificado. Dois novos artigos publicados neste mês relataram o uso do chatbot de inteligência artificial em tarefas relevantes para o mercado – um para decifrar se as declarações do Federal Reserve eram, afinal, hawkish ou dovish e outro para determinar se as manchetes eram boas ou ruins para uma ação.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (18/04/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".